[weglot_switcher]

Viticultores reclamam pagamento de colheitas

Os viticultores queixam-se que os custos de produção, de mão de obra e dos produtos para combater as pragas das vinhas têm vindo a aumentar enquanto os lucros são cada vez mais reduzidos.
27 Dezembro 2017, 11h05

Os Viticultores Unidos da Madeira dizem em comunicado que estão à espera do pagamento devido pelas suas colheitas acrescentando que esta é a primeira vez que uma coisa destas acontece e que estão à espera desse dinheiro para pagar contas.

No comunicado os viticultores explicam que venderam “mais de metade” da produção a um preço muito baixo manifestando a sua incompreensão pelo aumento dos “lucros das casas de vinho” e as “exportações de Vinho Madeira” enquanto os viticultores estão cada vez mais “pobres e explorados”.

Os viticultores queixam-se de andarem aflitos para vender as uvas e que o custo de produção “é cada vez mais elevado” a par da mão-de-obra e dos produtos para combater as pragas da vinha a que acresce lucros cada vez mais reduzidos.

O comunicado acusa ainda o secretário regional das Pescas e Agricultura, Humberto Vasconcelos, de causar “estragos na agricultura, pecuária e pescas da Madeira” como “um elefante solto dentro de um armazém de porcelanas”. Os viticultores dizem não compreender o motivo do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, ainda o manter em funções quando existiram secretários regionais que caíram por bem menos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.