“Vitória de Le Pen significaria uma crise profunda na instituições políticas comunitárias”, alerta politólogo António Costa Pinto

A propósito da segunda volta das presidenciais francesas, que têm lugar este domingo, o politólogo António Costa Pinto considera, em entrevista ao JE, que Macron terá subestimado a política doméstica nos últimos meses e que uma vitória de Le Pen significaria uma crise profunda nas instituições europeias.

Passado o esperadíssimo embate televisivo entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen – cujas análises, como sempre pouco isentas, oscilam entre um e outro conforme as preferências políticas de quem as emite – o candidato que ainda é presidente continua à frente nas sondagens, mas tem um novo inimigo.

Com um universo de eleitores bastante mais estável e fiel – e com as transferências de voto (os votantes de Eric Zemmour na primeira volta) a não ser um problema – Marine Le Pen sabe o que vale e com o que conta para a segunda volta.

A pressão está, por isso, do lado do presidente que se candidata a um segundo mandato. E a questão acaba por ser simples: ou os apoiantes de Mélenchon votam em massa em Macron e este não tem de mandar embalar os seus haveres do Palácio do Eliseu, ou abstêm-se em número suficiente para entregar a presidência à extrema-direita.

A propósito da segunda volta das presidenciais francesas, que têm lugar este domingo, o politólogo António Costa Pinto considera, em entrevista ao JE, que Macron terá subestimado a política doméstica nos últimos meses e que uma vitória de Le Pen significaria uma crise profunda nas instituições europeias.

Relacionadas

PremiumAbstenção passa a ser “o pior inimigo de Emmanuel Macron”

Tudo, ou quase, está nas mãos dos que á primeira volta votaram em Jean-Luc Mélencho. António Costa Pinto e João Duque comentam a mais aguardada das eleições europeias.

França: Últimas sondagens dão Macron com mais de 10% de vantagem face a Le Pen

As últimas sondagens antes das eleições presidenciais de França no domingo, reveladas esta sexta-feira, mostram que Emmanuel Macron tem entre 10% e 15% de vantagem na intenção de voto face a Marine Le Pen, candidata da extrema-direita.

Macron diz que apoio de Costa é “muito importante, a título individual e entre os dois países”

Emmanuel Macron disse hoje que o apelo feito pelo primeiro-ministro português para votar nele na segunda volta das eleições é “muito importante, a título individual e entre os dois países”
Recomendadas

Fórum Seguros. Veja o maior encontro anual do sector segurador, organizado pelo JE

Evento conta com as participações da presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e dos líderes das maiores seguradoras que operam em Portugal, entre muitas outras figuras de relevo do sector.

Um Governo em suspenso à espera de oposição. Ouça o podcast “Maquiavel para Principiantes” de Rui Calafate

“Maquiavel para Principiantes”, o podcast semanal do JE da autoria do especialista em comunicação e cronista do “Jornal Económico”, Rui Calafate, pode ser ouvido em plataformas multimédia como Apple Podcasts e Spotify.

JE Talks analisam o futuro do dinheiro, esta quinta-feira às 12h00

O dinheiro físico tem cada vez menos expressão nas operações do dia-a-dia, com os pagamentos digitais a ganhar terreno. Esta quinta-feira, 19 de maio, as JE Talks dissecam os atuais riscos e oportunidades desta área. Assista em direto às 12h00.
Comentários