O presidente da Rússia, Vladimir Putin, realizou este sábado uma visita à península da Crimeia, anexada há nove anos pelos russos. O momento marcou os nove anos desde a anexação daquele território por forças russas.
A televisão estatal russa mostrou hoje um curto vídeo de Putin, vestido casualmente, a caminhar ladeado por um grupo de responsáveis do Kremlin, avançou a Reuters, especificando que a televisão russa prometeu dar mais pormenores sobre a visita em breve.
Entretanto a agência de notícias estatal russa RIA Novosti escreveu que Putin visitou uma escola de arte e um centro para crianças. Os locais das visitas parecem ter sido escolhidos em resposta ao mandado de detenção do tribunal criminal emitido na sexta-feira. O mandado acusa Putin de ser o responsável pelo sequestro de crianças ucranianas.
Putin apanhou um avião em Moscovo com rumo a Sevastopol, a maior cidade da Crimeia, que fica a cerca de 1.800 quilómetros da capital russa. De acordo com o governador da Crimeia (nomeado por Moscovo), Mikhail Razvozhayev, foi Putin quem conduziu o carro pelos vários locais da cidade de Sevastopol.
A Rússia tomou a Crimeia em 2014, oito anos antes de ter lançado uma invasão em larga escala sobre a Ucrânia. Por seu lado, os ucranianos reafirmam que vão continuar a lutar contra os invasores russos para os expulsar não só do território ocupado desde fevereiro de 2022, como também da própria Crimeia.