Vladimir Putin visita Crimeia no aniversário da anexação do território

Televisão estatal russa mostrou hoje um curto vídeo de Putin, vestido casualmente, a caminhar ladeado por um grupo de responsáveis do Kremlin. E disse que o clip foi filmado na Crimeia hoje.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, realizou este sábado uma visita à península da Crimeia, anexada há nove anos pelos russos. O momento marcou os nove anos desde a anexação daquele território por forças russas.

A televisão estatal russa mostrou hoje um curto vídeo de Putin, vestido casualmente, a caminhar ladeado por um grupo de responsáveis do Kremlin, avançou a Reuters, especificando que a televisão russa prometeu dar mais pormenores sobre a visita em breve.

Entretanto a agência de notícias estatal russa RIA Novosti escreveu que Putin visitou uma escola de arte e um centro para crianças. Os locais das visitas parecem ter sido escolhidos em resposta ao mandado de detenção do tribunal criminal emitido na sexta-feira. O mandado acusa Putin de ser o responsável pelo sequestro de crianças ucranianas.

Putin apanhou um avião em Moscovo com rumo a Sevastopol, a maior cidade da Crimeia, que fica a cerca de 1.800 quilómetros da capital russa. De acordo com o governador da Crimeia (nomeado por Moscovo), Mikhail Razvozhayev, foi Putin quem conduziu o carro pelos vários locais da cidade de Sevastopol.

A Rússia tomou a Crimeia em 2014, oito anos antes de ter lançado uma invasão em larga escala sobre a Ucrânia. Por seu lado, os ucranianos reafirmam que vão continuar a lutar contra os invasores russos para os expulsar não só do território ocupado desde fevereiro de 2022, como também da própria Crimeia.

Recomendadas

EUA: Powell garante que luta contra inflação não acabou apesar da subida de apenas 25 pontos

Cortes de juros não estão em cima da mesa apesar da mudança de linguagem no comunicado da Fed, garante Jerome Powell. A possibilidade de uma pausa nas subidas foi levantada, revelou, mas os dados fortes relativos aos preços e ao mercado laboral levaram a autoridade monetária a manter o rumo e voltar a subir os juros.

Líbano: confrontos instalam o caos em Beirute

Forças de segurança dispararam gás lacrimogéneo contra as multidões que protestaram em Beirute contra as condições económicas, que conseguem sempre piorar mais um pouco desde as explosões de agosto de 2020.

Mais de 90 milhões de barris de petróleo russo já atravessaram o oceano este ano

Os navios russos levavam apenas 10 dias a chegar à Europa com o petróleo. Agora, depois das sanções aplicadas à Rússia, os navios podem demorar até 50 dias para levar o petróleo para a Ásia.
Comentários