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Vodafone diz que está a trabalhar com o INEM para repor comunicações

As comunicações do INEM para despachar meios para o terreno estão a ser afetadas depois do ciberataque à Vodafone.
8 Fevereiro 2022, 12h13

A Vodafone Portugal diz que está a trabalhar com o INEM para repor o serviço da equipa médica nacional de emergências.

“Há serviços essenciais dependentes das nossas redes. O INEM é nosso cliente, estamos a trabalhar de forma muito próxima com a equipa do INEM com várias soluções alternativas que não são as ideais, não são as suficientes, neste momento muito baseado no serviço de voz e no serviço de 3G. Houve a afetação de muitos serviços durante a madrugada”, afirmou o presidente da Vodafone nacional esta terça-feira, 8 de fevereiro em conferência de imprensa.

“Várias corporações de bombeiros são nossas clientes, os carteiros que começam a trabalhar muito cedo de madrugada utilizam equipamentos nosso, era essencial ter o mínimo do serviço”, acrescentou Mário Vaz.

Segundo a “CNN Portugal”, as chamadas para o 112 estão a funcionar, mas os serviços estão a sentir dificuldade em despachar meios para o terreno.

A  Vodafone Portugal foi alvo de um ciberataque na noite de segunda-feira, anunciou hoje a empresa.

Nas últimas 24 horas, os clientes da Vodafone reportaram milhares de problemas nas redes. O pico teve lugar por volta das 22h00 de segunda-feira com 7.631 notificações feitas, segundo o Down Detector.

A disrupção na rede registada na noite de sete de fevereiro deveu-se a um “ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações. Assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a Vodafone agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços. Esta situação está a afetar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital”.

A telecom garante que já recuperou os “serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o país mas, infelizmente, a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos. Essa recuperação irá acontecer progressivamente ao longo desta terça feira”.

“Sendo certo que a investigação aprofundada do ato criminoso a que fomos sujeitos se irá prolongar por tempo indeterminado e com o envolvimento das autoridades competentes, não temos a esta data quaisquer indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos”, acrescenta a companhia.

A Vodafone garante que continua “absolutamente determinada em repor a normalidade dos serviços no menor tempo possível e lamenta profundamente os transtornos causados aos nossos Clientes. Temos na Vodafone Portugal e no grupo uma equipa experiente de profissionais de cibersegurança que, em conjunto com as autoridades competentes, está a realizar uma investigação aprofundada para perceber e ultrapassar a situação. Atualizaremos informações sobre o estado do serviço à medida que a situação progrida”.

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