Volkswagen Financial Services considerada a melhor gestora de frota em Portugal

Investimento de 1 milhão de euros na otimização e digitalização de processos durante o último ano e excelência da equipa estão a refletir-se no crescimento do negócio e no prémio conquistado pelo Volkswagen Financial Services.

João Coutinho, Head of Sales & Brand Management do Volkswagen Financial Services
João Coutinho, Head of Sales & Brand Management do Volkswagen Financial Services

Em apenas sete anos de existência, o Volkswagen Financial Services (VWFS) tornou-se numa referência no segmento de gestão de frotas em Portugal e viu a sua estratégia distintiva ser reconhecida pelo mercado ao ser distinguida com o prémio de “Melhor gestora de frota” em Portugal da Fleet Magazine, o prémio mais relevante no sector. Em entrevista ao Jornal Económico, João Coutinho, Head of Sales & Brand Management do VWFS, revela o trabalho realizado e as expectativas para o futuro, revelando a intenção de financiar 40% dos veículos vendidos pelas marcas do Grupo Volkswagen, mas adiantando também que já estão a gerir veículos de outras marcas para os seus Clientes, no negócio de gestão de frotas.

Acabam de ser distinguidos com o prémio de “Melhor gestora de frotas em Portugal”. O que está na base desta distinção?

No VWFS trabalhamos todos os dias para prestar o melhor serviço aos nossos Clientes. Temos uma equipa de 130 profissionais de grande valor, com forte experiência na gestão de frotas, bem como o suporte de uma rede de concessionários oficiais e das marcas do Grupo Volkswagen. Se tal não bastasse, em 2019 investimos mais de 1 milhão de euros na otimização e digitalização de processos com impacto nos Clientes, o que contribui para a excelência da qualidade do serviço.

O prémio de “melhor gestora de frota” em Portugal é especialmente relevante por ter na base a opinião de clientes que beneficiam de serviços de gestão de frotas. Conseguimos, em apenas sete anos de existência, ser a referência no segmento de gestão de frotas em Portugal e ver reconhecida a nossa estratégia distintiva no mercado.

Mas o que diferencia o Volkswagen Financial Services da sua concorrência? O facto de ser uma cativa é uma vantagem?

Temos uma relação privilegiada com o Grupo Volkswagen, nomeadamente com as marcas Volkswagen, Audi, SEAT, SKODA, Volkswagen Veículos Comerciais, MAN, Ducati, Bentley e Lamborghini, que nos permite oferecer aos clientes as melhores propostas de valor para as suas frotas, seja proporcionando condições financeiras imbatíveis, seja prestando um serviço distintivo. Por exemplo, os nossos clientes têm a assistência técnica assegurada pela rede de oficinas oficiais das marcas, o que é uma importante mais-valia pois permite contar com um serviço especializado com garantia da marca e com rapidez de intervenção.

Para os clientes empresariais distinguimo-nos também por oferecer serviços de diagnóstico, consultoria e otimização fiscal. O know-how e processos utilizados pelo VWFS permitem ajudar os Clientes a maximizar a poupança em todos os custos envolvidos numa frota, nomeadamente os custos totais relacionados com gestão da frota (TCO). A disponibilização de um leque alargado de serviços, como a viatura de substituição ilimitada, assistência em viagem 24 horas, gestão de combustível ou manutenção entre outros, permite que a mobilidade da frota da empresa nunca seja afetada.

E trabalham com outras marcas fora do Grupo Volkswagen?

No VWFS estamos empenhados em oferecer aos nossos Clientes o melhor serviço de gestão de frotas, o que passa por ter uma resposta para todas as suas necessidades. Nesse sentido, hoje asseguramos a gestão de frotas de veículos de quaisquer marcas, extravasando a nossa atividade para além das marcas do grupo Volkswagen. Com esta medida asseguramos uma oferta ainda mais alargada e conseguimos dar resposta às necessidades específicas de cada cliente corporate, que pretendem ter um parceiro na gestão de frotas que abranja todas as marcas.

Como está o Volkswagen financial Services a responder às novas exigências do mercado em termos de mobilidade elétrica?

O grupo VW está totalmente empenhado nos desafios associados à mobilidade elétrica, temos vindo a desenvolver soluções para responder aos 3 principais desafios que identificámos: carregamento em casa, no local de trabalho e em lugares públicos e para os três, em conjunto com o Grupo VW dispomos de soluções, próprias ou em parceria, para responder a esses desafios.

As empresas são, no imediato, os principais clientes deste tipo de viaturas elétricas pois são quem tem a maior motivação para o fazer, quer seja por questões económicas quer seja por questões de preocupação com a pegada ambiental.

O peso dos veículos elétricos e híbridos plugins tem vindo a aumentar nas frotas, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Hoje a utilização de uma frota elétrica pela nossa equipa especializada em gestão de frotas preparou-nos para ter o know-how e experiência prática no dia-a-dia necessária para aconselharmos os nossos Clientes na transformação elétrica da sua frota.

O volume de negócios em 2018 superou os 200 milhões de euros. Esperam aumentar esse valor este ano?

A nossa ambição é de continuar a crescer o número de veículos sob gestão, que já supera os 37 mil veículos, em financiamento e renting. Estimamos um crescimento da 11% na nossa carteira, que hoje é de 672 milhões de euros. Entre os nossos objetivos está também um aumento de 6% de novo negócio.

 O que podemos esperar do Volkswagen Financial Services para o futuro?

Atualmente financiamos cerca de um em cada três veículos vendidos das marcas do grupo VW. O nosso objetivo será aumentar esta percentagem para pelo menos 40% em 2025. E isso é facilitado pelo facto de termos uma forte solidez financeira e o funding necessário para apoiar a expansão das marcas do Grupo Volkswagen e dos seus Clientes em Portugal.

Temos também as competências e recursos humanos para prestar o serviço excelência de que os Clientes precisam, como temos feito até aqui. A nossa aposta no customer journey online, com a oferta dos nossos simuladores nos sites das marcas automóveis e desenvolvimento de ferramentas para uma aprovação de financiamento online é uma das formas de como nos estamos a posicionar para chegar a esse objetivo. Acreditamos que estarmos mais perto dos Clientes contribuirá para aumentar a nossa aderência.

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a Volkswagen Financial Services.

Recomendadas

Venezuela prepara acordos com petrolífera Chevron após alívio de sanções

A Venezuela anunciou hoje que vai assinar, nas próximas horas, acordos com a petrolífera norte-americana Chevron para impulsionar o desenvolvimento local de empresas mistas (capital público e privado) e a produção de petróleo.

“Via Verde rejeita categoricamente qualquer acusação de burla” que circule no Portal da Queixa

“Sempre que um cliente passa numa portagem e a transação falha, a Via Verde comunica diretamente com o cliente a dar conta de um eventual problema”, justifica. “Este alerta visa sempre proteger os clientes. Se o problema for confirmado, o cliente pode subscrever um plano Via Verde ou, se assim preferir, comprar um identificador novo”, esclarece fonte oficial da empresa ao JE.

ORES Portugal compra três hipermercados por 26,2 milhões que alugará ao Continente

Os três ativos imobiliários são objeto de contratos de arrendamento de longa duração com o Continente, do grupo Sonae, segundo um comunicado da SIGI do Bankinter e da Sonae Sierra.
Comentários