[weglot_switcher]

Volkswagen investe 2,3 mil milhões de euros em startup de condução autónoma

O investimento nesta startup irá permitir que a Volkswagen explore as possibilidades da autonomia na condução e aproximar-se da concorrente Tesla.
2 Junho 2020, 11h31

A Volkswagen fechou um investimento de 2,6 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros) na startup Argo AI, que estuda a condução autónoma, avança a ‘Reuters’ esta terça-feira, 2 de junho. O investimento nesta startup irá permitir que a fabricante alemã explore as possibilidades da autonomia na condução e aproximar-se da concorrente Tesla.

Bryan Salesky e Peter Rander fundaram a Argo AI em 2016, e agora a empresa é controlada pela fabricante alemã e pela Ford Motor Co, que investiu após a fundação da startup. Atualmente, a Ford detém ainda 500 milhões de dólares (447 milhões de euros) em ações da Argo.

O anúncio de uma parceria entre os dois fabricantes foi realizado no Salão Automóvel de Detroit em 2019, e a promessa de que a união entre as duas empresas automóveis daria frutos ficou marcada para 2022.

Ainda no ano passado, a Volkswagen injetou mil milhões de dólares (894 milhões de euros) em capital e 1,6 mil milhões de dólares (1,43 mil milhões de euros) em ativos numa unidade de condução autónoma. Em 2018, a Ford criou a Ford Autonomous Vehicles LLC e prometeu investir quatro mil milhões de dólares (3,6 mil milhões de euros) para desenvolver este tipo de veículos até 2023.

Um dos principais objetivos desta parceria é poupar algum dinheiro e investir numa única plataforma adaptável para todo o tipo de veículos. Outro dos objetivos dos fabricantes é reduzir os custos de produção das duas empresas, eliminando milhares de postos de trabalho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.