Volkswagen nos EUA só soube da fraude no início de setembro

O presidente da Volkswagen nos EUA, Michael Horn, afirmou no Congresso norte-americano que só no início de setembro soube que alguns veículos do grupo tinham um dispositivo destinado a contornar as normas antipoluição do país. Questionado numa comissão do Congresso, Horn disse que não sabia exatamente como funcionava o software instalado nos motores a gasóleo […]


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/vhosts/jornaleconomico.pt/httpdocs/wp-includes/media.php on line 1031

O presidente da Volkswagen nos EUA, Michael Horn, afirmou no Congresso norte-americano que só no início de setembro soube que alguns veículos do grupo tinham um dispositivo destinado a contornar as normas antipoluição do país.

Questionado numa comissão do Congresso, Horn disse que não sabia exatamente como funcionava o software instalado nos motores a gasóleo porque não é engenheiro.

O responsável afirmou, no entanto, que a empresa será capaz de reparar os veículos afetados, desculpou-se pela atuação do fabricante alemão e sublinhou que a Volkswagen está disposta a “aceitar as consequências” dos seus atos.

Segundo Horn, os responsáveis pelo ocorrido “serão identificados” e haverá consequências, mas “qualquer informação neste momento é prematura”.

“Pedimos a vossa compreensão até terminarmos este trabalho”, acrescentou.

A Agência de Proteção do Meio Ambiente dos EUA acusou no passado dia 18 de setembro a Volkswagen de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um software incorporado em veículos a diesel.

Dias depois, a Volkswagen reconheceu ter falseado os dados e anunciou que mais de 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo têm equipamento que permite alterar o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera.

OJE

Recomendadas

NAV Portugal conclui complementação de novo sistema de gestão do tráfego aéreo

A NAV Portugal concluiu, na segunda-feira, a transição para o novo sistema de gestão do tráfego aéreo, que se iniciou no dia 18 de outubro e levou à realização de mais de 400 voos no período noturno em Lisboa.

Respostas Rápidas: Qual o universo de créditos à habitação abrangidos pelo diploma do Governo?

O Ministério das Finanças publicou um conjunto de perguntas e respostas que procura responder de forma simples a dúvidas sobre o diploma que mitiga os custos com o crédito à habitação. Nele traça um universo potencial de aplicabilidade da medida. Há cerca de 2,1 milhões de devedores com empréstimo à habitação, dos quais 90% têm contratos com taxa de juro variável.