[weglot_switcher]

Volkswagen pretende encaixar 1,9 mil milhões com IPO da unidade de camiões

A fabricante alemã anunciou em comunicado que vai colocar em bolsa a unidade de camiões Traton, que vendeu 233 mil veículos em 2018 e emprega 81 mil colaboradores.
14 Junho 2019, 14h09

Em comunicado, a empresa espera um encaixe financeiro de 1,9 mil milhões de euros, uma operação que garantirá ao Grupo um encaixe financeiro importante para os planos da empresa, que aposta forte nos veículos elétricos.

A oferta terá um preço entre 27 e 33 euros por ação e o free float esperado situa-se entre 10% e 11,5%. O IPO avalia assim a Traton, que inclui as marcas Scania e MAN, entre os 13,5 e os 15,5 mil milhões de euros, abaixo do estimado pelos analistas.

A Traton vendeu 233 mil veículos em 2018 e emprega 81 mil colaboradores. O negócio deverá ser um dos 10 maiores IPO de todos os tempos na Alemanha.
A primeira negociação em duas bolsas, a Frankfurt Stock Exchange e a Nasdaq Stockholm, está marcada para o dia 28 de junho.

O montante angariado na operação será investido em veículos elétricos. Aliás, no mês passado, a Volkswagen deu a conhecer o novo elétrico: o ID ROOMZ. Só estará disponível em 2021 na China, mas promete rivalizar com o Model S da Tesla.

“Tencionamos produzir mais de 22 milhões de carros elétricos nos próximos 10 anos”, revelou o presidente executivo da Volkswagen, Herbert Diess, durante a apresentação do modelo na feira automóvel de Xangai, acrescentando que os engenheiros da VW estão a trabalhar em produtos destinados ao mercado chinês.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.