[weglot_switcher]

Volodymyr Zelensky pede à comunidade internacional que boicote exportações da Rússia

O presidente da Ucrânia apelou hoje à comunidade internacional que boicote as exportações e ao fornecimento de matérias para o país, robustecendo as medidas sancionatórias adotadas em resposta à ofensiva em curso ordenada por Vladimir Putin, de acordo com o “The Guardian”.  
7 Março 2022, 17h24

O presidente da Ucrânia apelou hoje à comunidade internacional que boicote as exportações e ao fornecimento de matérias-primas para o país, robustecendo as medidas sancionatórias adotadas em resposta à ofensiva em curso ordenada por Vladimir Putin, de acordo com o “The Guardian”.

“Se não querem cumprir as normas de civilização, também não devem receber bens e serviços da civilização”, defendeu Volodymyr Zelensky.

As declarações do chefe do Estado ucraniano foram proferidas numa altura em que a Rússia assegura uma coluna militar de 64 quilómetros às portas de Kiev, controlando já algumas cidades estratégicas que formam um corredor de bloqueio do acesso ao Mar Negro.

Esta tarde, as delegações de Kiev e Moscovo estão reunidas novamente na Bielorrússia, estando em cima da mesa, entre outros pontos, um cessar-fogo para permitir abrir corredores humanitários para salvar a população que se encontra retida em várias cidades ucranianas.

O Ocidente tem vindo a anunciar um conjunto de sanções contra o Kremlin que visam sobretudo a oligarquia e a banca russas.

Entre uma das principais medidas anunciadas pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, está a desconexão dos principais bancos russos da rede Swift, o banir das transações do Banco Central da Rússia, e o fecho do espaço aéreo à Rússia.

A resposta do Ocidente ao Kremlin poderá ainda ir mais longe. Esta semana, os EUA e os parceiros europeus têm mantido conversações que poderão vir a resultar na suspensão das importações de gás da Rússia, segundo o secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, uma possibilidade já abordada pela presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.

Apesar de fortemente dependente da Rússia para o fornecimento de petróleo e gás natural, o que parecia inicialmente uma ideia remota para a Europa pode vir mesmo a concretizar-se, apurou a “Reuters” junto de uma fonte próxima das conversações, com os aliados europeus a admitirem banir produtos com origem russa.

“Estamos em conversações muito intensas com os nossos parceiros europeus sobre parar as importações de gás para os nossos países (…)”, disse Blinken numa entrevista ao “Meet the Press” da “NBC”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.