Volume de negócios na indústria com crescimento homólogo de 22,3%

Os números representam um decréscimo caiu face ao mês anterior (29,1%), com destaque para o impacto do aumento dos preços na indústria (variação de 19,6%), de acordo com os dados do INE.

O volume de negócios na indústria registou um crescimento homólogo nominal de 22,3% em setembro, mas caiu face ao mês anterior (29,1%), com destaque para o impacto do aumento dos preços na indústria (variação de 19,6%). Excluindo o agrupamento de energia, as vendas na indústria desaceleraram 3,5 e 11,8 pontos percentuais (p.p.), respetivamente, para crescimentos de 23,9% e 20% em setembro.

De acordo com os dados do INE, o volume de negócios na indústria apresentou no terceiro trimestre uma variação homóloga nominal de 25,0% (26,4% no trimestre anterior).

O índice de vendas para o mercado nacional caiu 3,5 p.p., para 23,9% e contribuiu com 14 p.p. (17,2 p.p. em agosto) para a variação do índice total. Nas vendas para o mercado externo registou-se uma redução de 11,8 p.p., para os 20,0%, o que significou um contributo de 8,3 p.p. (11,9 p.p. em agosto).

No que respeita aos agrupamentos, a energia e os bens intermédios deram os maiores contributos para a variação do índice total, 7,6 p.p. e 6,9 p.p., respetivamente, o que corresponde a aumentos de 35,9% e 18,6% (43,2% e 21,9% em agosto). Nos bens de consumo observou-se uma redução de 5,3 p.p., para uma taxa de aumento de 16,8%, que resultou num contributo de 4,6 p.p..

Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas registaram aumentos de 2,4%, 6,8% e 2,2% (2,6%, 7,6% e 2,7% em agosto), respetivamente, face a setembro do ano passado.

Recomendadas

Conferência “Poupar e Investir para um Futuro Melhor” a decorrer em Lisboa, com o apoio do Jornal Económico

A conferência é organizada pela Optimize Investment Partners, sociedade gestora portuguesa que disponibiliza uma gama de soluções de investimento para diversos perfis de risco e objetivos. Moderada por Nuno Vinha, subdiretor do Jornal Económico, consiste numa palestra de 30 minutos de cada um dos quatro oradores, um coffee break e uma mesa redonda com espaço para perguntas e respostas e interação com a plateia.

SIBS: mais de um quinto do valor gasto na Black Friday foi em compras online

O comércio online continua a ganhar peso nas compras em Portugal. Dados da SIBS revelam que 22% do valor gasto na última Black Friday foi em compras online, um peso que bate por muito os 18% do ano passado.

União Europeia, G7 e Austrália limitam barril de petróleo russo a 60 dólares

Os 27 estados-membros da UE chegaram a acordo, esta sexta-feira, no estabelecimento de um teto máximo para o preço do petróleo russo nos 60 dólares por barril. Os sete países mais industrializados do mundo (G7) e a Austrália juntam-se na decisão.
Comentários