[weglot_switcher]

Volume de negócios na indústria mantém-se nos 6,8%

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelados esta quinta-feira mostram que o volume de negócios na indústria ao nível externo superou os do mercado nacional.
  • Thilo Schmuelgen/Reuters
10 Maio 2018, 11h04

O Índice de Volume de Negócios na Indústria registou uma variação homóloga nominal nula durante o mês de março, tendo mantido nos 6,8% registados no mês anterior. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelados esta quinta-feira mostram que o volume de negócios na indústria ao nível externo superou os do mercado nacional.

O índice de vendas no mercado nacional cresceu 1,7% em março, menos 5,7 pontos percentuais do que no mês de fevereiro. Já no mercado externo, o volume de negócios na indústria passou de um crescimento de 6,0% em fevereiro para uma redução de 2,3% em março. A variação homóloga das vendas na indústria no primeiro trimestre registou uma quebra de 8,4% para 3,4%, menos 5 pontos percentuais.

No mercado nacional, o setor da energia foi o que deu o contributo mais expressivo para a variação do índice. O volume de vendas neste setor, a nível nacional, passou de 2,6% em fevereiro para 7,7% em março. Já os bens de investimento passaram de 21,5% em fevereiro para 11,7%. Em termos externos, os bens intermédios e bens de consumo foram os que mais contribuíram para o volume de vendas.

O índice de emprego no setor da indústria apresentou um crescimento homólogo de 3,5%, enquanto o índice de remunerações disparou 5,2% em março. Já o índice de horas trabalhadas passou 2,6% para 0,7%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.