Volume de negócios nos serviços cresceu de 23,6% no terceiro semestre

O mesmo índice caiu para 21,8% no mês de setembro, depois de ter alcançado 25,0% em agosto. Todas as secções contribuíram para o crescimento homólogo, ainda que seja notória uma tendência de abrandamento face ao mês anterior.

O volume de negócios nos serviços registou um crescimento de 23,6% no terceiro semestre, face ao período homólogo (22,8% no trimestre anterior). Ao nível dos dados não ajustados, verificaram-se variações de 23,4% e 23,2%, respetivamente, de acordo com os dados INE.

O mesmo índice caiu para 21,8% no mês de setembro, depois de ter alcançado 25,0% em agosto. O índice não ajustado de sazonalidade e de efeitos de calendário registou um aumento homólogo de 22,3% no mesmo período (25,3% no mês anterior).

Todas as secções contribuíram para o crescimento homólogo do índice, ainda que seja notória uma tendência de abrandamento face ao mês anterior. O comércio e reparação de veículos automóveis e motociclos deu o maior contributo (11,7 p.p.), com uma variação relativamente a setembro de 2021 fixada nos 20% (24,8% em agosto).

O comércio por grosso cresceu 22,0% (25,8% no mês anterior) e o comércio, manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos seguiu o mesmo caminho de abrandamento, registando um aumento de 12,8%, taxa inferior ao registado em agosto, em 8,3 p.p..

Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas registaram em setembro crescimentos homólogos de 5,5%, 9,6% e 5,9%, respetivamente, denotando-se também uma redução em comparação com os registos do mês anterior (7,3%, 10,9% e 6,7%).

Recomendadas

Lagarde avisa que taxas de juro vão continuar a subir

Dados da inflação na zona euro em novembro vão ser conhecidos esta semana. BCE reúne-se em meados de dezembro.

Cáritas já recebe pedidos de quem não consegue pagar empréstimo da casa

“O pânico foi imediato. O receio das pessoas, a angústia com que se aproximavam de nós a dizer ‘ai, se eu perco a minha casa’. É que nós tivemos uma crise em que houve muita gente a perder a casa; é recente ainda, está na memória das pessoas – 2008”, afirmou Rita Valadas.

Expectativas de exportação na Alemanha aumentam em novembro, diz Ifo

Depois de uma queda no mês anterior, a indústria automóvel volta a ter expectativa de crescimento nas exportações.
Comentários