[weglot_switcher]

Volvo: Passado e futuro no Techo Classica

Como parte das celebrações dos seus 90 anos, a Volvo participa no Techno Classica, prestigiado Salão de clássicos, com uma mostra de alguns dos seus modelos históricos. A data servirá ainda para estrar o novo XC60 em solo germânico.
  • Volvo XC60
5 Abril 2017, 09h00

No âmbito das celebrações do seu 90.º aniversário, a Volvo irá exibir uma coleção de modelos históricos no Techno Classica, prestigiado Salão de Automóveis clássico, que se realiza Essen, na Alemanha, de 5 a 9 de abril.

Serão seis os modelos clássicos exibidos no certame alemão, do PV654 de 1929 ao desportivo 850 R, de 1977. Além do passado, o futuro da marca sueca também marcará presença, na forma do novo XC60, que assim se estreia naquele país depois da sua passagem pelo Salão de Genebra no início do mês de março.

Eis todos os modelos clássicos que a Volvo levará ao Techo Classica:

 

PV654
A gama Volvo PV600 iniciou-se em 1929, apenas dois anos após o início de operações da marca sueca. Com um design de inspiração americana e um motor de 3,0 litros e seis cilindros, teve uma versão de 7 lugares destinada, principalmente, a táxis. Durante os seus oito anos de vida foram produzidas aproximadamente 4400 unidades desta série.

 

PV444
Recebeu a alcunha de “The Little Volvo” na primeira vez que foi exibido em Estocolmo em 1944. Contudo, devido a uma escassez de materiais devido à 2ª Guerra Mundial, a sua produção só seria iniciada em 1947. Pela primeira vez na sua história, a Volvo oferecia um modelo disponível à classe média o que fez com que a procura suplantasse em muito a oferta. Este foi o primeiro Volvo a ser exportado para os EUA.

 

1800 S
Talvez o modelo mais icónico da história da Volvo, ficou mundialmente conhecido por ser o carro de Roger Moore na série televisiva “O Santo” exibida nos anos 60. Produzido entre 1961 e 1973, o P1800 é, hoje em dia, um modelo altamente procurado entre os colecionadores.

 

145 

No final de 1967, a Volvo apresentou uma nova variante que viria a completar a gama 140: a Volvo 145, uma carrinha de 5 portas com uma traseira vertical que se tornaria muito popular. Um automóvel seguro, confortável e extramente prático, com uma capacidade de carga única.

 

262 C
Apresentado no Salão Internacional de Genebra, em março de 1977, o Volvo 262C fez parte das comemorações do 50.º aniversário da marca. Foi resultado de uma cooperação entre a Volvo e a Bertone, num misto de design realizado na Suécia e produção executada em Itália. Foram produzidas 6622 unidades entre 1977 e 1981.

 

850 R
A versão mais desportiva do modelo de sucesso Volvo 850. Lançado em 1996, foi o sucessor do 850 T5-R. Com um motor transversal de 2,3 litros e 5 cilindros este modelo tinha uma capacidade de aceleração de 7,5 dos 0 aos 100 km/h.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.