Volvo V60 D4 Cross Country. Estrada ou terra. É tudo dela. Segurança e emoção faz o resto

A caracterização é difícil. A V60 Cross Country responde como um grande carro de família, mas também como um SUV para viagens por trilhos difíceis. É só escolher. Se há um carro que responde a todas as solicitações, a V60 Cross Country está entre os eleitos. Basta experimentá-la em terra onde domina o espaço como […]


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A caracterização é difícil. A V60 Cross Country responde como um grande carro de família, mas também como um SUV para viagens por trilhos difíceis. É só escolher.

Se há um carro que responde a todas as solicitações, a V60 Cross Country está entre os eleitos. Basta experimentá-la em terra onde domina o espaço como um todo-o-terreno; ou basta “puxar” em autoestrada e esperar não ser “apanhado” por um radar. O motor D4 tem excelentes prestações, embora deixe a desejar nos consumos que dificilmente ficam abaixo dos 8 litros aos 100 Km em circuito misto.

Ainda nas prestações, a caixa automática é excecionalmente reativa e torna-se desnecessário o uso das patilhas do volante para uma condução mais agressiva. A fiabilidade Volvo impera. Os componentes de ajuda à condução e de segurança ativa são premium na V60 experimentada, destacando-se o alerta na aproximação e o bliss, excecionalmente útil para dar “visibilidade” ao ângulo morto. Curioso que várias marcas copiaram a solução há alguns anos, mas o desenho da Volvo continua a ser o que dá melhores resultados.

Depois temos a iluminação led com o assistente de máximos. Funcionam bem, embora tenha acontecido algo curioso na deslocação que fizemos numa noite cerrada pelo Alentejo e onde o reflexo das placas da estrada obrigaram os sensores a adaptarem-se com alguma frequência. É um tema a refletir. O desenho da assistência de máximos está em permanente estudo do movimento de frente e lateral, adaptando-se a esse mesmo movimento. Pode reduzir a intensidade da iluminação de frente e manter a iluminação lateral, algo que é de grande utilidade para quem viaja em estrada nacional e que pode não ter suficiente sinalização no pavimento. No interior nada a registar. A Volvo mantém neste modelo a sobriedade que a caracteriza, com um painel de instrumentos facilmente manuseáveis. Os bancos refletem conforto e segurança.

O exterior da V60 Cross Country é agressivo, com linhas bem definidas, e com uma frente que reflete o verdadeiro poder deste motor D4 e a dinâmica em estrada. As linhas traseiras estão dentro da nova mensagem da Volvo que associa um carro familiar a um SUV, sem lhe tirar a estética bonita que só os coupés conseguem. Este é um campeão de vendas pela abrangência de públicos a que se destina e aos quais agrada. Algumas das soluções do exterior já saíram da mesa de trabalho do novo XC90.

OJE

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