Volvo V60 D4 R-Design: Um familiar com ar saudável e cheio de tecnologia

É preciso experimentar. Fazer umas centenas de quilómetros para ter a noção do que é capaz uma V60 D4. Potência e conforto, a par dos pormenores R-Design. Imagine acordar, ainda cedo, no hotel no meio do campo e ter a V60 D4 pela frente. Pequeno-almoço tomado e fazemo-nos à estrada. Vamos aproveitar o dia de […]

É preciso experimentar. Fazer umas centenas de quilómetros para ter a noção do que é capaz uma V60 D4. Potência e conforto, a par dos pormenores R-Design.

Imagine acordar, ainda cedo, no hotel no meio do campo e ter a V60 D4 pela frente. Pequeno-almoço tomado e fazemo-nos à estrada. Vamos aproveitar o dia de sol excecional que Portugal nos oferece e a impressionante segurança, potência e conforto que um motor D4 nos permite.
São quilómetros e quilómetros de condução relaxada, em família, e com algum espírito de aventura que nos dá o motor de quatro cilindros turbodiesel, de quase 2000 c3 de cilindrada. Na bagageira vai tudo. Os pormenores do interior são relevantes e no exterior sobressaem as jantes de liga leve.
Optámos por sair da autoestrada e deambular pela Nacional em direção à serra. Estamos em casa com uma espetacular capacidade de recuperação do veículo em situações críticas. Aliás, a marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 Km em 7,6 segundos e uma velocidade máxima de 225 Km (o que logicamente não tentámos para não violar as regras do Código da Estrada). O consumo combinado de 4,2 litros aos 100 anunciado pela Volvo é impossível de atingir nas condições normais das estradas nacionais. Ficámos com uma média ligeiramente acima dos 6l/100 Km, o que consideramos bastante bom. A estrada continua e a música entra pelos ouvidos de forma suave. Aproveitamos o som da melhor forma possível. É outro dos pontos fortes, a par da capacidade de insonorização que a marca conseguiu. Estamos na serra e em zona com muitos animais que passam a estrada. O pack de segurança atua e faz um ruído estridente. Aliás, falar de Volvo e não falar de segurança é como ir a Roma e não ver o Papa. Tem tudo. O sistema “bliss”, com a indicação no espelho retrovisor de aproximação de veículo pela direita ou esquerda é de uma utilização incrível. Foi difícil habituarmo-nos há uns meses quando testámos veículos com o sistema. Parece que a luz não faz falta e continuamos a usar o canto do olho, mas há momentos em que se não fosse aquele minúsculo sinal, não teríamos qualquer referência do ângulo morto.
Discutimos, em família, o valor deste carro. A V60 começa acima dos 34 mil euros e pode facilmente chegar aos 55 mil euros. Vai depender daquilo que se quiser “carregar”. Para quem tem possibilidade, a recomendação é “levar tudo”. Há alguns packs que recomendamos, caso do Intellisafe Pro, com um custo de 1960 euros e o Convenience/business connect por 2400 euros. Parece muito dinheiro, mas é equivalente a ter um escritório moderno sob rodas. Ou ainda os opcionais como câmara de parqueamento traseiro e os pernos de segurança para jantes Valem 450 euros.

Recomendadas

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

A semana arranca com os mercados a reagir à vitória do partido extrema-direita liderado por Giorgia Meloni em Itália. Esta segunda-feira, Christine Lagarde fala no Parlamento Europeu e, por cá, o Instituto Nacional de Estatística divulga as tábuas da mortalidade em Portugal, referentes ao período pandémico. Conheça a agenda da semana.

Cheque-família começa a ser pago a partir de 20 de outubro, anuncia Marques Mendes

No seu espaço habitual de comentário ao domingo no Jornal da Noite da Sic, Marques Mendes assegurou que este apoio, anunciado pelo Governo a 5 de setembro, vai começar a chegar às contas bancárias das famílias a partir do dia 20 do próximo mês.

Comissão Europeia diz que Portugal é “moderadamente inovador”

O país encontra-se no grupo dos países moderadamente inovadores, passando da 19ª para a 17ª posição entre os 27 Estados-Membros, segundo os dados da Comissão Europeia tornados públicos pela ANI (Agência Nacional de Inovação).