Von der Leyen sublinha na Etiópia compromisso europeu com África

A nova presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, chegou este sábado a Adis Abeba, capital da Etiópia, na primeira vista oficial fora da União Europeia (UE), considerada como “uma forte mensagem política” da aliança entre a Europa e África.

A nova presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, chegou hoje a Adis Abeba na primeira vista oficial fora da União Europeia (UE), considerada como “uma forte mensagem política” da aliança entre a Europa e África.

Von der Leyen foi recebida no aeroporto Bole International por uma delegação liderada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Gedu Andargachew.

“Espero que a minha presença na União Africana (UA) envie uma forte mensagem política, porque o continente africano e a UA contam para a UE e para a Comissão Europeia”, declarou Von der Leyen, depois de se ter encontrado com o presidente da UA, o tchadiano Moussa Faki Mahamat.

Von der Leyen, em funções desde 01 de dezembro, referiu ainda que, para a UE, o continente africano é “mais do que um vizinho”.

“Escolhi esta visita (à Etiópia) porque a União Africana é importante para a União Europeia”, afirmou a nova presidente da Comissão Europeia, alegando que o continente africano tem “aspirações imensas” e economias no auge.

A Comissão europeia quer manter o compromisso de fortalecer as relações com África com o impulso de “um investimento sustentado”, através da atração do setor privado e apoiando a educação e capacitação para o emprego de qualidade.

Ao longo do dia de hoje, Von der Leyen vai reunir-se também com o primeiro-ministro etíope e último Prémio Nobel da paz, Abiy Ahmed, e com a Presidente do país, Sahle-Work Zewde.

Recomendadas

Mercosul. Pedido de adesão uruguaio a outro bloco marcará cimeira

Uma cimeira “entretida” do Mercosul é a expectativa do Uruguai, país anfitrião e atual presidente do grupo comercial, para o próximo encontro regional onde o controverso pedido de adesão uruguaio a outro bloco comercial estará em debate.

Presidente israelita encontra-se com rei de Bahrein na primeira visita ao país

O rei do Bahrein, Hamad bin Isa al-Khalifa, recebeu este domingo o presidente de Israel, na primeira visita oficial de um chefe de Estado israelita ao reino após as duas nações terem estabelecido relações diplomáticas em setembro de 2020.

Blinken avisa Netanyahu sobre novos colonatos na Cisjordânia

O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, avisou este domingo que os Estados Unidos se vão opor ao estabelecimento de novos colonatos na Cisjordânia ocupada pelo próximo governo israelita, quando Benjamin Netanyahu está prestes a voltar ao poder em Israel.
Comentários