“Vou assinar”. Trump anuncia assinatura de acordo comercial com a China a 15 de janeiro

Além desse acordo, o presidente norte-americano anuncia o início das conversações para a fase dois do acordo comercial.

Presidente chinês, Xi Jinping, e governante norte-americano, Donald Trump, conversam durante evento em Pequim, em 2017 | REUTERS/Thomas Peter

Donald Trump anunciou esta terça-feira que os EUA vão assinar a primeira fase do acordo comercial com a China no próximo dia 15 de janeiro, numa cerimónia a ter lugar na Casa Branca, em Washington. Além desse acordo, o presidente norte-americano anuncia o início das conversações para a fase dois do acordo comercial.

Este anúncio de Trump poderá colocar fim àquela que é designada como ‘guerra comercial’ e que implicava a aplicação de tarifas de importação de produtos, tanto do lado norte-americano como por parte das autoridades chinesas.

A China confirmou no dia de Natal que está “em estreita comunicação” com os Estados Unidos da América (EUA) a propósito da assinatura do acordo comercial entre os dois países. Geng Shuang, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, disse que Pequim e Washington têm estado em contacto, dando fundamento às declarações proferidas ontem por Donald Trump.

“As equipas económicas e comerciais de ambos lados estão em estreita comunicação sobre os detalhes das preparações para a assinatura do acordo e outros trabalhos de acompanhamento”, referiu Geng Shuang, numa conferência de imprensa na capital chinesa, divulgada pela imprensa internacional.

O acordo está anunciado, pronto, mas falta traduzir e rubricar. A cerimónia de assinatura deverá acontecer já na primeira semana de janeiro de 2020.

Relacionadas

PremiumVai haver uma recessão mundial em 2020?

A escalada da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, a incerteza geopolítica e a tensão macroeconómica em vários mercados emergentes fizeram disparar os alarmes em 2019, com a ameaça de uma nova recessão mundial a pairar.

Donald Trump reafirma acordo comercial com Xi Jinping: “Está concluído, está só a ser traduzido”

“Teremos uma cerimónia de assinatura, sim”, referiu o presidente norte-americano. Geng Shuang, porta-voz do governo chinês, disse esta quarta-feira que os dois países estão em contacto.

Ao telefone com Trump, Xi Jinping avisa EUA para não interferirem nos assuntos internos da China

O líder republicano contou que teve uma conversa “muito boa” com o presidente Xi sobre o acordo comercial e informou que a China já avançou com uma encomenda de “larga escala” de produtos agrícolas.
Recomendadas

IGCP recompra 1,4 mil milhões de euros em obrigações com maturidade em 2023 e 2024

O IGCP, segundo dados da Bloomberg, citados pela Lusa, recomprou 250 milhões de euros nas obrigações com maturidade em outubro de 2023 e 1,15 mil milhões de euros nos títulos com maturidade em fevereiro de 2024.

Taxas médias das Euribor sobem em novembro, mas menos do que em outubro

Além de uma desaceleração face a outubro, as taxas médias da Euribor subiram mais acentuadamente nos prazos mais curtos do que nos mais longos, já que cresceram 0,397 pontos a três meses, 0,324 pontos a seis meses e 0,199 pontos a 12 meses.

PSI no ‘verde’ no início da sessão em linha com praças europeias

No mercado petrolífero, o brent sobe 0,80% para 84,92 dólares e o crude avança 0,72% para 78,76 dólares.
Comentários