[weglot_switcher]

“Vou começar a pensar nisso”. Donald Trump pondera perdoar Edward Snowden

O presidente dos Estados Unidos referiu em entrevista ao “New York Post” que poderá perdoar o antigo administrador de sistemas da CIA e ex-funcionário da NSA americana que tornou públicos vários programas de vigilância global da empresa em 2013.
16 Agosto 2020, 11h29

Donald Trump está a considerar perdoar Edward Snowden. “Vou começar a pensar nisso”, referiu o presidente dos Estados Unidos numa entrevista ao “New York Post” no sábado, 15 de agosto, informa a agência “Reuters”.

Nesta entrevista Donald Trump realçou que os americanos, tanto de esquerda como de direita, estão divididos em relação às ações de Edward Snowden. “Muitas pessoas acham que ele deveria ser tratado de forma diferente. E outras pessoas acham que ele fez coisas muito más”, frisou o presidente dos Estados Unidos.

As autoridades norte-americanas têm tentado que Edward Snowden regresse ao país para ser julgado pelos crimes de espionagem. “Há muitas pessoas que pensam que ele não está a ser tratado de forma justa pela aplicação da lei dos Estados Unidos”, afirmou Donald Trump.

O advogado russo de Snowden revelou à agência de notícias “RIA” que os Estados Unidos não deveriam simplesmente perdoar o seu cliente, mas retirar todos os processos possíveis contra ele, dado que não cometeu nenhum crime.

“Ele estava a agir não apenas no interesse dos cidadãos americanos, mas no interesse de toda a humanidade”, salientou Anatoly Kucherena.

O antigo administrador de sistemas da CIA e ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana vive atualmente na Rússia depois de em 2013 ter revelado para vários órgãos de comunicação uma lista de operações de vigilância interna e internacional realizadas pela NSA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.