Wall Street abre em alta com sinais de desaceleração da inflação

O índice de preços ao produtor dos Estados Unidos subiu apenas 0,2% em outubro. As ações da Walmart estão a disparar mais de 6%, na sequência de a retalhista norte-americana ter divulgado lucros e receitas (152,8 mil milhões) do terceiro trimestre acima do esperado pelos analistas.

Brendan McDermid / Reuters

A bolsa de Nova Iorque abriu a sessão desta terça-feira em terreno positivo, pouco depois de ser revelado que o índice de preços ao produtor dos Estados Unidos subiu 0,2% em outubro, quando Wall Street antecipava um aumento de 0,4% no mês passado. A percentagem sinaliza aos investidores uma desaceleração da inflação.

Nos mercados financeiros norte-americanos, o índice industrial Dow Jones avança 1,22% para os 33.944,52 pontos. Quanto ao índice financeiro S&P 500, está com uma subida de 1,76% para os 4.027 pontos e o tecnológico Nasdaq ganha os expressivos 2,42% para os 11.467,12 pontos. Por sua vez, o Russell 2000 desvaloriza 1,05% para os 1.889,30 pontos.

As ações da Walmart estão a disparar 6,06% para 146,78 dólares, na sequência de a retalhista com sede em Arkansas ter divulgado lucros (1,50 dólares por ação) e receitas (152,8 mil milhões de dólares) do terceiro trimestre acima do esperado pelos analistas e anunciado um programa de recompra de ações no valor de 20 mil milhões de dólares.

“De notar disparos da TSMC perante notícias de que Warren Buffet adquiriu uma participação, bem como da Nu Holdings, uma participada da Berkshire Hathaway, que mais que triplicou lucros. A Walmart reage bem a contas globalmente positivas, que contrastam com a queda da Home Depot, após desiludir no outlook”, destaca Ramiro Loureiro, trader do Millennium bcp, numa nota de mercado.

Quanto às matérias-primas, o “ouro negro” desce menos de 1%, um dia após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) ter cortado as previsões de crescimento da procura de petróleo em 2022 para os 2,55 milhões de barris por dia. O preço do petróleo WTI, produzido no Texas, cai 0,92% para os 85,08 dólares por barril, enquanto a cotação do barril de Brent recua 0,74% para os 92,45 dólares por barril.

No mercado cambial, o euro aprecia 0,91% face à moeda dos Estados Unidos, para os 1,0419 dólares. Em relação à libra esterlina, a moeda de 19 países da União Europeia desvaloriza 0,76% para 0,8716 libras.

Recomendadas

CMVM avança com cinco processos de contraordenação contra auditoras e CGD

O regulador aplicou quatro processos por violação de deveres de atuação dos auditores e outro à Caixa Geral de Depósitos por violação de deveres dos intermediários financeiros. Foi aplicada uma coima de 25 mil euros ao banco, suspensa integralmente por dois anos.

Wall Street negocia misto no início da sessão

“A revelação de que as empresas norte-americanas registaram o nível de contratação mais baixo em quase dois anos e a um ritmo bastante inferior ao previsto até poderia fazer acreditar que uma maior fraqueza no mercado laboral poderia levar a Fed a ser mais paciente com a subida de taxas de juro. No entanto, o efeito não se fez sentir nos mercados, que aguardam por um discurso de Jerome Powell, pelas 18h30h de Lisboa, o que pode justificar a passividade”, explica Ramiro Loureiro, analista de mercados do Millennium investment banking.

IGCP recompra 1,4 mil milhões de euros em obrigações com maturidade em 2023 e 2024

O IGCP, segundo dados da Bloomberg, citados pela Lusa, recomprou 250 milhões de euros nas obrigações com maturidade em outubro de 2023 e 1,15 mil milhões de euros nos títulos com maturidade em fevereiro de 2024.
Comentários