A bolsa de Nova Iorque abriu a sessão desta sexta-feira, 27 de janeiro, com um sentimento negativo provocado pelo recuo das empresas de chips, num dia em que a Reserva Federal aponta para um aliviar da pressão sobre os preços.
No início da sessão, o S&P 500 desce 0,14%, para 4,054.40 pontos, o tecnológico Nasdaq desvaloriza 0,12%, para 11,498.65 pontos, e o industrial Dow Jones diminui 0,02%, para 33,956.63 pontos.
O alerta sobre as empresas de chips acontece depois das ações da Intel estarem a cair 10,27% após a empresa ter divulgado a sua pior queda de receitas em pelo menos duas décadas e alertou sobre perdas adicionais devido à fraca procura de computadores pessoais.
“Wall Street arrancou em baixa, depois dos ganhos de ontem, em especial no índice tecnológico, que avançou 2%. Enquanto se espera pela confirmação de que a confiança dos consumidores nos EUA melhorou em janeiro surgiu a indicação de que as medidas preferenciais de inflação da Fed mostraram um alívio das pressões em dezembro para o ritmo anual mais lento em mais de um ano, um vento a favor dos mercados acionistas”, refere o analista de mercados do Millenium investment banking, Ramiro Loureiro.
O índice de despesas de consumo pessoal (PCE) do Departamento do Comércio mostrou um aumento de 0,1% no mês passado, após um aumento semelhante em novembro. Os gastos do consumidor nos Estados Unidos também caíram em dezembro, colocando a economia na rota de um crescimento mais baixo em 2023.
No mercado petrolífero, a segunda maior produtora dos EUA, Chevron Corp caiu 1,4% nos lucros trimestrais, ficando aquém das estimativas dos analistas, derivada por recuo nos preços do petróleo e do gás.