Wall Street abre na linha de água em véspera de feriado nos EUA

Nenhum dos três principais índices norte-americanos ultrapassou ganhos de 1%, em véspera de feriado e no dia em que a Fed deverá divulgar atas de reunião relativas a um aumento das taxas de juro.

Brendan McDermid / Reuters

As ações da bolsa norte-americana pouco variaram na abertura desta quarta-feira, à medida que os investidores aguardam a divulgação das atas da reunião da Reserva Federal (Fed), que deverá acontecer hoje. Dessa reunião deverão sair sinais quanto a uma nova subida das taxas de juro.

O índice industrial Dow Jones subiu apenas 44 pontos, ou 0,13%. Já o empresarial S&P 500 avançou 0,03% e o tecnológico Nasdaq subiu 0,11%. Manhã calma em véspera de feriado nos Estados Unidos.

Os dados dos pedidos de desemprego vieram surpreender os investidores, com mais de 240 mil pessoas a registarem-se como desempregadas, um número acima das 225 mil esperadas pelos economistas: um sinal de que o mercado de trabalho, que até agora tem resistido à crise, está a tremer face às antevisões de uma recessão.

Os investidores aguardam assim por sinais mais claros vindos da Fed, já durante a noite, para perceber qual será a atuação do banco central em termos de política monetária.

No início deste mês, a Fed aprovou a quarta consecutiva subida dos juros em 75 pontos base (p.b.), colocando a taxa de juro no nível mais alto desde 2008. Economistas em diferentes meios antecipam uma subida de meio ponto percentual em dezembro e subidas mais contidas ao longo do próximo ano.

Já nas commodities, o barril de petróleo brent desvaloriza às 14h42 cerca de 3%, a ser negociado nos 85,40 dólares.

Por sua vez, o euro valoriza esta tarde face ao dólar 0,24%.

Recomendadas

PremiumBCE e Fed avaliam peso da subida de juros e ritmo pode abrandar nas próximas reuniões

As atas das mais recentes reuniões de política monetária na zona euro e EUA mostram uma preocupação de ambos os bancos centrais com o abrandamento da economia, dando esperanças de subidas menos expressivas dos juros nos próximos meses, embora os sinais neste sentido sejam mais fortes do outro lado do Atlântico.

Musk tinha um plano para o Twitter? Veja as escolhas da semana no “Mercados em Ação”

Conheça as escolhas da semana do programa da plataforma multimédia JE TV numa edição que contou com a análise de Nuno Sousa Pereira, head of investments da Sixty Degrees.

PSI encerra no ‘vermelho’ em contra ciclo com a Europa

Lá fora, as principais praças europeias negociaram maioritariamente em terreno positivo. O FTSE 100 valorizou 0,32%, o CAC 40 ganhou 0,08%, e o DAX apreciou 0,01%. O espanhol IBEX 35 manteve-se estável.
Comentários