Wall Street animada com possibilidade de ‘dinheiro lançado do helicóptero’

Novo pacote de estímulos económico nos Estados Unidos poderá dar cheques aos cidadãos norte-americanos. Acordo sobre os apoios para mitigar a crise económica poderá ser ficar fechado hoje, segundo a imprensa internacional.

Reuters

A bolsa de Nova Iorque iniciou a sessão desta quarta-feira a negociar em alta, depois de o jornal “Politico” ter noticiado que os norte-americanos poderão receber dinheiro do Estado — fenómeno conhecido como helicopter money — ao abrigo do pacote de estímulos económicos que está a ser negociado no Congresso.

Logo após o início da negociação, o industrial Dow Jones valorizava ligeiramente 0,03%, para 30.208,28 pontos; o S&P 500 ganhava 0,11%, para 3.698,80 pontos; e o tecnológico Nasdaq subia 0,19%, para 12.619,58 pontos.

O “Politico” deu ainda conta que o acordo sobre o pacote de estímulos poderá ficar concretizado ainda hoje, no valor de 900 mil milhões de dólares.

Segundo a “Reuters”, que cita a publicação, os apoios económicos não vão abranger ajudas para os estados, nem as cidades, e não vai incluir medidas de proteção das dívida das empresas.

Noutros assuntos, a Reserva Federal (Fed) norte-americana anuncia esta tarde a sua última decisão sobre política monetária deste ano, acompanhada da atualização das projeções económicas. O mercado antecipa que a Fed mantenha a taxa de juro diretora inalterada, no intervalo entre 0% e 0,25%, e anuncie a extensão temporal da compra de ativos.

Nas empresas, destaque para o Twitter, que dispara mais de 5% depois de o banco JPMorgan Chase ter alterado a recomendação para “overweight”, uma vez que antecipa que a rede social registe uma subida das receitas com publicidade.

Destaque ainda para duas ações da indústria de comercialização de produtos de canábis. As produtoras Aphria e a Tilray acordaram criar sinergias ao conjugarem as operações para criar o maior produtor de canábis em termos de vendas. A Aphria ganha mais de 6% e a Tilray avança dispara mais de 17%.

Nas matérias-primas, o preço do petróleo cede 0,45% em Londres, com o Brent a negociar nos 50,53 dólares. Em Nova Iorque, o WTI perde 0,48%, para 47,38 dólares.

 

Relacionadas

Expectativas de chegada de novos estímulos económicos animam Wall Street

Os três principais índices norte-americanos fecharam a sessão desta terça-feira com ganhos superiores a 1%.
Recomendadas

Bolsa de Lisboa fecha sessão a perder 1,49% com apenas o título da Galp no verde

A puxar o PSI para baixo estiveram os títulos da peso-pesado do retalho Jerónimo Martins, dona da cadeia de supermercados Pingo Doce, que deslizaram 3,52%.

Bancos envolvidos na aquisição do Twitter por Elon Musk poderão perder milhões

Dos 44 mil milhões que Musk terá de pagar pela compra da rede social, 12,5 mil milhões serão garantidos por empréstimos bancários. Exemplos recentes e cenário económico sombrio pesam nas projeções da banca envolvida.

OPEP+ decide baixar a sua oferta de petróleo em dois milhões de barris diários

A redução da produção de petróleo anunciada esta quarta-feira corresponde ao maior corte na oferta desde maio de 2020. Decisão deverá irritar administração Biden e levar a resposta dos EUA, diz nota de mercado do Citi.
Comentários