Wall Street dá continuidade aos ganhos de sexta-feira na primeira sessão desta semana

A possibilidade de um Congresso parcial ou totalmente controlado pelo Partido Republicano anima os mercados na véspera da eleição. Mais para o final da semana há nova leitura da inflação, com os investidores a alimentar a esperança de que o pico tenha já sido ultrapassado.

Wall Street arrancou a semana em alta, dando continuidade aos notórios ganhos de sexta-feira e com o foco colocado já nas eleições intercalares de terça-feira nos EUA.

O Dow Jones começou por ganhar 0,42%, ou 135 pontos, saltando para os 32.538,60, enquanto o S&P 500 subia 0,14% para 3.775,88 pontos. O Nasdaq começou a sessão inalterado.

A probabilidade de uma vitória republicana nas eleições de terça-feira, que determinarão o futuro do Congresso dos EUA, tem animado os mercados. O partido do antigo presidente Donald Trump tem vindo a ganhar terreno nas sondagens, alimentando a possibilidade de uma Câmara dos Representantes e de um Senado republicanos, o que dificultaria consideravelmente a tarefa do presidente Joe Biden.

Outro ponto de interesse para os investidores será a leitura da inflação de outubro, marcada para divulgação quinta-feira, um dado macro importante para compreender os próximos passos da política monetária na maior economia do mundo.

O Nasdaq não acompanhou a tendência de subida das suas principais congéneres, isto apesar do salto da Meta depois de ser anunciado que o gigante tecnológico pode avançar com despedimentos já este trimestre, face aos maus resultados recentes e aos investimentos precipitados no metaverso. As notícias levaram a ação da empresa a subir 3,6%.

A pesar no índice tecnológico está a redução temporária da produção do iPhone na China, onde as restrições pandémicas continuam a deteriorar a atividade económica e empurraram o título para quedas de 1,4%.

Ainda assim, e apesar de não se terem concretizado as previsões otimistas de um levantamento progressivo da política Covid-zero na China, várias cotadas oriundas do mercado chinês subiram antes do arranque da sessão, como a JD Sports ou Alibaba.

Recomendadas

Euro regista ligeira valorização e segue acima de 1,05 dólares

Lisboa, 02 dez 2022 (Lusa) – O euro subiu hoje ligeiramente e mantinha-se a negociar acima de 1,05 dólares, após a divulgação de números melhores do que o previsto sobre a criação de emprego nos Estados Unidos.

Bolsa de Lisboa encerra sessão a perder mais de 1%

Entre as cotadas que mais perdem está a Semapa a recuar 7,67%para 13,72 euros, seguida da Altri a perder 4,44%

Wall Street abre sessão em baixa com principais índices em queda

O Dow Jones começa o dia em Wall Street a perder o,86% para 34.097,52 pontos, o S&P 500 a ceder 0,92% para 4.038,89 pontos, e o tecnológico Nasdaq a cair 1,26% para 11.338,05 pontos.
Comentários