A bolsa de Nova Iorque encerrou sessão, desta segunda-feira, em terreno negativo com os principais índices a recuar mais de 1%.
No fim de sessão em Wall Street o Dow Jones perde 1,45% para 33.849,46 pontos, o S&P 500 cai 1,51% para 3.965,30 pontos e o tecnológico Nasdaq cede 1,58% para 11.049,50 pontos.
As ações caíram na segunda-feira, quando a agitação social causada pelas restrições prolongadas da Covid na China pesou nos mercados. No fim de semana, manifestações eclodiram na China continental enquanto as pessoas expressavam as suas frustrações com a política de Covid-zero de Pequim. Os governos locais reforçaram os controlos da Covid à medida que os casos aumentavam, embora no início deste mês Pequim tenha ajustado algumas políticas que sugeriam que a segunda maior economia do mundo estava a caminho da reabertura.
Os desenvolvimentos repercutiram nos mercados globais, com os contratos futuros de petróleo do West Texas Intermediate a cair brevemente para o preço mais baixo desde dezembro passado.
As ações de empresas com grandes instalações produtivas no país estiveram pressionadas. A Apple caiu 2,8% depois da Bloomberg ter informou que a agitação numa fábrica na China pode significar 6 milhões de unidades do iPhone Pro a menos no ano .