Wall Street fecha a cair e o Dow Jones afasta-se do marco dos 20.000 pontos

Os investidores começam a analisar se os fortes ganhos registados desde a vitória de Donald Trump tornaram as ações caras demais.

Alex Grimm/Reuters

Os principais índices accionistas norte-americanos fecharam em queda, com os investidores a analisarem se o ‘Trump rally’ terá atingido um limite. O industrial Dow Jones caiu 0,12% para os 19.918,88 pontos, após ter ontem ficado a apenas 14 pontos de quebrar a barreira dos 20.000 pontos pela primeira vez.

As promessas do presidente-eleito Donald Trump sobre cortes nos impostos e mais investimentos nas infraestruturas têm alimentado os ganhos nas bolsas americanas desde a eleição de 8 de novembro. O Dow Jones acumula um ganho de 14% este ano. O S&P 500, que hoje recuou 0,24%, valorizou 10,5% desde janeiro, enquanto o tecnológico Nasdaq perdeu hoje 0,44% mas contabiliza uma subida de 8,5% em 2016.

Alguns analistas acreditam, no entanto, que esses ganhos podem ter tornado as acções em Wall Street muito caras, e que o Congresso poderá diluir, ou até mesmo impedir, algumas das propostas de Trump.

“Há alguns assuntos que pairam sobre o mercado. Temos de digerir estes ganhos e quando ele (Trump) tomar posse, ver as medidas que serão realmente aprovadas”, disse Donald Selkin, chefe de estratégia de mercados na Newbridge Securities, em Nova Iorque, à Reuters.

A agência Bloomberg destaca que o volume negociado hoje foi leve, devido ao aproximar do Natal. Amanhã os mercados norte-americanos vão funcionar no horário habitual, mas as bolsas estarão encerradas na segunda-feira, dia 26.

Relacionadas

BCP em queda de 2,69% puxa bolsa de Lisboa para negativo

Banca continua pressionada. Em Itália pelo iminente resgate do Monte dei Paschi, em Espanha pelos custos que vão ter de suportar os bancos com reembolsos a clientes do crédito à habitação, e em Portugal a Fitch deu um “Outlook” negativo à banca nacional.

Trump: “Mundo estaria melhor se outros países tivessem arsenal nuclear”

Donald Trump já tinha abordado a questão durante a campanha para as presidenciais, tendo afirmado que os EUA deveriam aumentar o arsenal.

Wall Street negoceia em terreno negativo após divulgação do PIB

Mercados acionistas reagiram parcamente à divulgação do PIB do terceiro trimestre do ano, que foi revisto em alta para 3,5%.
Recomendadas

Wall Street termina dia com Nasdaq a perder mais de 1,90%

Assim, ao final do dia em Wall Street, o Dow Jones perde 1,40% para 33.947,10 pontos, o S&P 500 cede 1,79% para 3.998,70 pontos e o tecnológico Nasdaq cai 1,93% para 11.239,94 pontos. 

Euro recua após ter negociado perto de 1,06 dólares

O euro aproximou-se hoje de 1,06 dólares, mas baixou após a divulgação de dados da economia norte-americana melhores do que o esperado, que impulsionaram o dólar.

PSI encerra sessão em alta ligeira em contraste com generalidade dos mercados europeus

O banco liderado por Miguel Maya cessou o dia com ganhos de 1,23% para 0,1479 euros, seguido da NOS, com 1,21% para 3,83 euros. A Semapa terminou o dia a subir 1,90% para 13,98 euros.
Comentários