[weglot_switcher]

Wall Street fecha em queda. Dow perde quase 200 pontos

Os três principais índices de Wall Street recuaram ao longo da sessão e fecharam esta segunda-feira a registar perdas. Dow Jones recua 0,59%, S&P 500 emagrece 0,2% e o Nasdaq manteve-se na linha de água, a afundar apenas 0,09%.
5 Junho 2023, 21h42

Wall Street manteve a trajetória anémica desta tarde e fechou a sessão a registar perdas nos principais índices. O industrial Dow Jones emagreceu 199 pontos (0,59%) e fechou nos 33.562,86 pontos. Já o empresarial S&P 500 perdeu 0,2% e encerrou com 4.273,79 pontos.

Já o tecnológico Nasdaq por pouco quase resistiu à tempestuosa negociação de hoje, e conseguiu manter-se na linha d’água, ao recuar apenas 0,09%.

Apesar de apresentar novos produtos esta segunda-feira, a Apple viu as ações desvalorizar 0,8%. A Intel emagreceu 4,6% com a revelação de um novo processador por parte da fabricante do iPhone. Aliás, as Big Tech registaram quase todas um dia em contra-mão, com a Alphabet a subir 1%, seguida pela Amazon e Microsoft.

As energéticas demonstraram alguma dificuldade em reter os ganhos, influenciadas pela decisão da OPEP+ de reduzir a produção de crude em um milhão de barris por dia. Adicionalmente, cerca de nove países da organização concordaram em prolongar os cortes na produção até dezembro do próximo ano, quando o prazo inicial era até dezembro deste ano.

Na frente macroeconómica, novos dados do sector de serviços nos Estados Unidos mostram uma quebra inesperada em maio, o que poderá alimentar algum otimismo quanto ao rumo da política monetária norte-americana. Pode ser que a Fed decida não mexer nos juros diretores este mês, ou pelo menos é essa a confiança de alguns analistas.

No mercado de commodities, e sem surpresa face à decisão da OPEP+, os preços disparam. O barril de petróleo brent negoceia agora por 76,53 dólares nas praças mundiais, a valorizar 0,53%. Já o texano WTI valoriza 0,32% e está a valor cerca de 71,97 dólares. Por sua vez, o gás natural deu a volta e está a valorizar 4,47%.

Já no mercado de câmbio, o euro recupera alguma valorização face ao dólar norte-americano, mas por pouco: 0,01%. A moeda comunitária vale pelas 22h00 1,07 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.