Wall Street fecha mista em dia de fusões e aquisições nos EUA

A AstraZeneca anunciou a aquisição da Alexion por 39 mil milhões de dólares. Uma operação que abrirá portas para a área de imunologia. Hoje a empresa de jogos EA lançou uma oferta concorrente à da Take-Two pela Codemasters.

Justin Lane/EPA via Lusa

Começou animada pela chegada das vacinas à população norte-americana, mas o entusiasmo esmoreceu pelo caminho e Dow Jones caiu 0,62% ao final da sessão, para 29.861,5 pontos. Por sua vez, o S&P 500 regista uma queda de 0,44%, para 3.647,49 inteiros. Por outro lado, o Nasdaq 100 recuperou 0,50% e ficou nos 12.440 pontos, ainda abaixo de seus máximos históricos.

Depois de há menos de dois dias a FDA ter dado luz verde à vacina da Pfizer e BioNTech para a prevenção do Coronavírus, quase três milhões de doses estarão a ser transportadas pelos Estados Unidos. Os norte-americanos pretendem vacinar mais de 100 milhões de pessoas até ao final de março, com 145 locais prestes a receberem a vacina ainda hoje e cerca de 500 nos próximos dias.

Esta nova esperança de regresso gradual à normalidade, aliada à esperada apresentação de um pacote de estímulos económicos no Congresso pode animar empresas mais cíclicas, em especial as ligadas ao setor de Viagens & Lazer, diz o analista da Mtrader, Ramiro Loureiro.

Hoje registou-se ainda alguma atividade de fusões e aquisições, com a empresa de jogos EA a lançar uma oferta concorrente à da Take-Two pela Codemasters e a Pluralsight a propor a aquisição da Vista Equity Partners, a Huntington Bancshares a comprar a TCF Financial.

A farmacêutica Alexion disparou 29,20% com uma proposta da AstraZenaca. A AstraZeneca anunciou a aquisição da Alexion por 39 mil milhões de dólares. Uma operação que abrirá portas para a área de imunologia.

Destaque ainda para o pedido de aumento de produção feito pelo CEO da Tesla aos seus funcionários.

Os investidores norte-americanos estão em contagem decrescente para um dos eventos mais relevantes do mês: a reunião de política monetária da Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos, o banco central do país deve reiterar a ideia de taxas estáveis ​​em mínimos históricos pelo menos até 2023.

O preço dos futuros do petróleo Brent sobe cerca de 0,5% no final da sessão, para 50,2 dólares o barril. É o segundo dia que  fecha acima dos 50 dólares. A OPEP reduziu sua previsão de procura para 2021.

Por seu turno, os futuros do West Texas recuperaram perto de 0,8% no final do dia e situaram-se nos 46,9 dólares por barril.

Em relação ao euro, sobe cerca de 0,31% em relação a sexta-feira e chega a 1,2149 dólares.

Recomendadas

Wall Street fecha instável em face da provável recessão

A indefinição está a marcar a economia interna dos Estados Unidos. sabe-se que haverá uma recessão, mas os seus contornos em termos de profundidade e duração não são claros. E o mercado mobiliário parece não gostar disso.

Há quem queira fugir à regulação do mercado criptoativo, alerta responsável europeia

A regulação deverá chegar no espaço de um ano, diz a comissária europeia para os serviços financeiros. Mas há ‘players’ do mercado que escolhem deliberadamente jogar contra as regras, avisa. A abordagem deve ser “global”.

Lagarde e o ‘whatever it takes’ para controlar a inflação. Ouça o podcast “Mercados em Ação”

No “Mercados em Ação”, podcast do JE, vai poder contar com a análise de especialistas em temas como ações e obrigações; investimento e poupança; BCE e FED; resultados e empresas; análises e gráficos.
Comentários