Wall Street ignora aprovação do ‘impeachment’ a Donald Trump e abre com ganhos

A ‘luz verde’ na Câmara dos Representantes é quase irrelevante para os mercados, porque o processo deverá ser travado no Senado devido à maioria republicana.

Reuters

A Bolsa de Nova Iorque abriu a sessão desta quinta-feira, dia 19 de dezembro, em terreno positivo, depois de o pedido de destituição do presidente norte-americano ter sido aprovado no Congresso. O impeachment passou, assim, ao Senado, mas os mercados ignoram este debate, porque a maioria republicana deverá travar o processo na câmara alta.

Os três principais índices norte-americanos negoceiam no ‘verde’. O industrial Dow Jones soma 0,19% para os 28.293,45 pontos, o financeiro S&P 500 sobe 0,13%, para os 3.195,17 pontos, o tecnológico Nasdaq avança 0,17%, para os 8.842,63 pontos. Já o Russel 2000 está a ser marcado por uma desvalorização de 0,13%, para os 8.842,63 pontos.

Segundo os analistas do CaixaBank/BPI Research, esta “relativa indiferença” das bolsas deve-se essencialmente a dois motivos: há outros temas a inquietar os investidores, como as tensões Washington-Pequim e a desaceleração da economia global, e o facto de ser o Senado julgar o presidente. Apesar de a Câmara dos Representantes a oficializa a acusação, como o Senado é controlado pelos republicanos (52 em 100), para destituir Donald Trump são necessários 67 votos.

“Pensamos que hoje será um dia de ganhos moderados nas bolsas, à espera dos dados económicos mais relevantes que só serão divulgados amanhã: PIB do terceiro trimestre e inflação nos EUA, confiança do consumidor na União Europeia e PIB do terceiro trimestre no Reino Unido. Esperamos dados favoráveis, que permitam às bolsas fechar esta penúltima semana do ano em terreno positivo”, referem ainda os analistas do banco espanhol Bankinter.

Quanto ao petróleo, a cotação do barril de Brent está a subir 0,29%, para 66,36 dólares, enquanto a cotação do crude WTI avança 0,15%, para 60,94 dólares por barril. Quanto ao mercado cambial, o euro aprecia os ligeiros 0,11% face ao dólar (1,1123) enquanto a libra “desvaloriza” 0,25% perante a divisa dos Estados Unidos (1,3043).

Recomendadas

Bitcoin alcança valor mais alto em uma semana e ultrapassa os 20 mil dólares

A criptomoeda subiu 5% esta terça-feira, acompanhada pela Ethereum, que subiu 4%, num dia de subidas generalizadas entre as criptomoedas.

Bolsa de Lisboa fecha em terreno positivo com Europa no ‘vermelho’

As cotadas da família EDP foram as únicas a terminar o dia em terreno negativo, com a EDP a perder 1,28%, nos 4,55 euros, e a EDP Renováveis a cair 0,92% para os 21,43 euros.

Wall Street abre a negociar no ‘verde’. Nasdaq que soma mais de 1,50%

A bolsa de Nova Iorque abre em “sintonia com o sentimento positivo nas congéneres europeias” fruto “da leitura preliminar das encomendas de bens duradouros”.
Comentários