[weglot_switcher]

Wall Street termina semana apenas com Nasdaq a negociar em terreno negativo

O aumento das taxas de juros , a alta inflação, a guerra na Ucrânia e a desaceleração da economia chinesa castigaram as ações e levantaram preocupações sobre uma possível recessão nos EUA.
20 Maio 2022, 20h17

A bolsa de Nova Iorque encerrou a semana a negociar em terreno misto, apenas com o Nasdaq a registar perdas, depois de ter iniciado sessão com ganhos.

Assim, Wall Street encerrou a semana com o Dow Jones a subir 0,03% para 31.261,90 pontos, o S&P 500 a valorizar 0,07% para 3.903,51 pontos e o Nasdaq a perder 0,30% para 11.354,62 pontos. No momento de abertura o Dow Jones avançava 0,61%, o S%P 500 a somava 0,82% para 3.932,87 pontos e tecnológico Nasdaq a ganhava 1,12%.

O aumento das taxas de juros , a alta inflação , a guerra na Ucrânia e a desaceleração da economia chinesa castigaram as ações e levantaram preocupações sobre uma possível recessão nos EUA. Para agravar as preocupações o Fed está presa na luta contra a pior inflação em décadas.

Com a inflação no seu nível mais alto das últimas quatro décadas, o Fed esquivou-se agressivamente de manter as taxas de juros super baixas para apoiar os mercados e a economia. Em vez disso, está a aumentar as taxas e a fazer outros movimentos na esperança de desacelerar a economia o suficiente para conter a inflação.

“Certamente a volatilidade do mercado foi impulsionada pelas preocupações dos investidores de que o Fed vai apertar demais a política e colocar os EUA em recessão”, disse Michael Arone, especialista de investimentos da State Street Global Advisors, segundo a “Associated Press”.

A inflação está dolorosamente alta há meses. Mas as preocupações do mercado aumentaram ainda mais depois que a invasão da Ucrânia pela Rússia fez com que os preços subissem ainda mais em mercearias e bombas de gasolina, porque a região é uma importante fonte de energia e grãos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.