Wall Street fechou a sessão de sexta-feira em ligeira alta, com os investidores esperançosos num abrandamento do ritmo de subida dos juros depois de mais uma leva de dados favoráveis no capítulo dos preços.
O Dow Jones avançou 0,1%, ou 28 pontos, até aos 33.977,5, enquanto o S&P valorizou 0,2% até aos 4.069,6 pontos. O Nasdaq foi o maior ganhador da sessão, subindo 110 pontos, ou 0,9%, até aos 11.621,7. Tal significou ainda a quarta semana seguida de ganhos no índice tecnológico e colocou as três praças em linha para fechar o primeiro mês do ano no verde.
O dia foi dominado por novos dados quanto à evolução de preços, desta feita através do índice de gastos pessoais de consumo (PCE), o indicador de referência da Reserva Federal para avaliar a inflação. Em dezembro, este avançou 0,1% em cadeia, abaixo da expectativa de 0,2%, ao passo que o indicador adjacente subiu 0,3%, tal como esperado pelos analistas.
Este resultado reforça a aposta dos investidores numa subida de apenas 25 pontos base (p.b.) na próxima reunião da Fed, com a ferramenta do portal Investing.com para a monitorização das expectativas do mercado para o juro de referência norte-americano a apontar para 99,3% de probabilidade de se verificar este cenário.
Na antecâmara da semana de resultados dos principais nomes do ramo tecnológico, títulos como a Amazon, Meta, Alphabet e Apple avançaram entre 3% e 1,3%, ao passo que a Tesla capitalizou nos números acima do esperado em 2022 e avançou 11%. Já a American Express subiu 10,6%, apesar de até falhar as projeções do mercado para os resultados do ano passado.