PremiumWeb Summit desconvida Marine Le Pen e Governo assegura que não interveio

Paddy Cosgrove começou por defender as razões do convite, mas acabou por cancelar a participação da líder da União Nacional no evento. Governo está a negociar continuidade da Web Summit em Lisboa

A polémica estalou quando a imagem e o nome de Marine Le Pen surgiram na lista de oradores convidados da Web Summit, agendada para entre os dias 5 e 8 de novembro, em Lisboa. O presidente executivo do evento, Paddy Cosgrove, reagiu às críticas na terça-feira, sugerindo então que se o Governo português fizesse um pedido nesse sentido, o convite a Le Pen seria cancelado. “Se os nossos anfitriões em Portugal, o Governo português, nos pedirem para cancelar o convite a Marine Le Pen, iremos, evidentemente, respeitar esse pedido e fazê-lo imediatamente”, afirmou Cosgrove.

O convite acabou mesmo por ser cancelado, no dia seguinte, mas o Governo português garante que não teve intervenção na matéria em causa. “O Governo português, estando, pelo seu impacto, empenhado no acolhimento deste evento privado, não tem, como em outros eventos, intervenção na seleção de oradores”, informou na quarta-feira o Ministério da Economia, através de um comunicado.

Na mesma nota, o ministério dirigido por Manuel Caldeira Cabral referiu que a Web Summit é um evento tecnológico e de inovação, com milhares de oradores e que atrai anualmente a Portugal dezenas de milhares de empreendedores e investidores. “Trata-se de um fórum alargado de discussão de tendências de mercado, cujo alinhamento – oradores e programa – é da exclusiva responsabilidade da organização”, sublinhou.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui aqui ao JE Leitor

Relacionadas

Respostas Rápidas: Marine Le Pen está ‘in’ ou ‘out’ da Web Summit?

“Normalização de fascistas já ultrapassa em muito o aceitável”, reagiu João Galamba à vinda de Marine Le Pen à Web Summit. Como o país político está a reagir à vinda a Portugal da líder da Reunificação Nacional?

KEEP Warranty: Esqueceu o papel da garantia? Não há problema

Um ano depois do lançamento, a startup portuguesa Icontrends já organiza os talões de 12 mil portugueses. A empresa está a preparar acordos com seguradoras, um novo idioma na app e a chegada do Regulamento Geral da Proteção de Dados.
Recomendadas

Premium1828, a revolução das carnes

Provavelmente, estas são as melhores carnes do mundo e podem ser degustadas no Steak house 1828, um dos 12 espaços de restauração que constituem a oferta gastronómica diversificada do WOW – World of Wine, em Vila Nova de Gaia.

PremiumMudar o sector alimentar para atingir metas de carbono zero

Mesmo que todas as emissões nocivas fossem imediatamente interrompidas, as emissões do sistema alimentar global seriam suficientes para elevar o limite de subida da temperatura global em 1,5°C graus.

PremiumAntigas gestoras voltam ao mercado de trabalho com a Católica-Lisbon

Programa destina-se a mulheres com background na área de gestão, finanças e economia, que estão fora há, pelo menos, dois anos. Há nova edição na forja.
Comentários