Whatsapp lança nova funcionalidade que apaga mensagens ao fim de 24 horas

A Whatsapp (propriedade da Facebook) justifica a opção para dar “mais controlo e privacidade a quem utiliza a plataforma”.

2 – Whatsapp (600 milhões de downloads)

Os utilizadores do WhatsApp têm agora a opção de que as suas mensagens desapareçam após 24 horas, uma mudança que atraiu críticas imediatas de instituições de caridade infantis, segundo o “The Guardian”.

Para ativar a nova funcionalidade, o utilizador terá de entrar nas configurações da aplicação, escolher ‘definições de privacidade” onde terá três opções: 24 horas, sete dias ou três meses. Consoante a opção que selecionar, as mensagens serão apagadas no tempo estipulado pelo utilizador.

A Whatsapp (propriedade da Facebook) justifica a opção para dar “mais controlo e privacidade a quem utiliza a plataforma”.

No entanto, a medida também mereceu críticas. Desta feita pela Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra Crianças britânica (NSPCC – sigla em inglês) que considera que a nova funcionalidade  foi “mal planeada” e criaria um “cocktail de risco tóxico”, uma vez combinada com os planos da Meta para encriptar mensagens em todos os seus serviços, incluindo Facebook e Instagram.

“Os criminosos tentam chegar a crianças em plataformas abertas como o Instagram antes de movê-las para o WhatsApp para mais abusos, onde há menos chance de deteção”, disse Andy Burrows, responsável pelas políticas online de segurança infantil do NSPCC.

Burrows acrescentou que a combinação de mensagens que desaparecem e encriptação ponta a ponta – que evita que as plataformas de aplicação da lei e de tecnologia vejam as mensagens, garantindo que apenas o remetente e o destinatário possam visualizar o seu conteúdo – não passaria no processo de avaliação de risco online no Reino Unido, que exige que as plataformas forneçam detalhes dos riscos aos utilizadores para o regulador de comunicações.

Em novembro, a Meta anunciou que a encriptação ponta a ponta estaria a funcionar no mínimo até 2023, um ano depois do esperado. Anunciando a mudança, o responsável de segurança da Meta, Antigone Davis, disse que a empresa será capaz de detetar abusos nos seus planos de encriptação.

Recomendadas

Anacom lança campanha para ajudar entidades públicas a pedirem a instalação de estações 5G

A campanha da Anacom visa informar sobre as vantagens e os prazos que dizem respeito a essa instalação para entidades como hospitais e centros de saúde, universidades e outras entidades do sistema científico e tecnológico nacional, portos e aeroportos, entre outras.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

Continental Engineering Services quer contratar 200 pessoas e duplicar efetivos até final de 2023

A subsidiária do Grupo Continental, que fornece serviços de engenharia às indústrias, abre as suas portas na cidade Invicta ao primeiro ‘OPEN DAY’ no próximo dia 29 de setembro para um primeiro contacto com jovens candidatos.
Comentários