[weglot_switcher]

WikiLeaks. Julian Assange vai casar na cadeia

Na cerimónia vão estar presentes quatro convidados, duas testemunhas oficiais e dois guardas. Não vão poder estar presentes jornalistas ou fotógrafos. O casal conheceu-se em 2015 quando Stella Moris juntou-se à equipa jurídica de Assange.  
  • Peter Nicholls / Reuters
23 Março 2022, 22h30

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, vai casar-se com a namorada de longa data Stella Moris dentro da cadeia de alta segurança no sudeste de Londres nesta quarta-feira.

Segundo a “Reuters” na cerimónia vão estar presentes quatro convidados, duas testemunhas oficiais e dois guardas. Não vão poder estar presentes jornalistas ou fotógrafos.

Sobre a ausência de jornalistas ou fotógrafos, Stella Moris disse estar “convencida de que  temem que as pessoas vejam Julian como um ser humano”. “Não um nome, mas uma pessoa. O medo revela que querem que Julian permaneça invisível ao público a todo custo, mesmo no dia do seu casamento, e especialmente no dia do seu casamento”.

Stella Moris acrescentou ainda que estava a casar-se com o “amor da sua vida”, a quem descreveu como maravilhoso, inteligente e engraçado.

Assange está preso enquanto as autoridades americanas pedem a sua extradição para ser julgado por 18 acusações relacionadas à divulgação pelo WikiLeaks de vastos registos militares e telegramas diplomáticos confidenciais dos EUA há mais de uma década.

O australiano de 50 anos, que nega qualquer irregularidade, está na cadeia de Belmarsh desde 2019 e antes disso esteve na embaixada do Equador em Londres por sete anos. Enquanto morava na embaixada, teve dois filhos com Moris, uma advogada que conheceu em 2011, quando começou a trabalhar na sua equipa jurídica. O relacionamento deles começou em 2015.

De recordar que no ínicio do mês o caso de Assange sofreu um golpe quando lhe foi negada permissão para apresentar um recurso no Tribunal Supremo da Grã-Bretanha em relação à decisão de extraditá-lo. No entanto, Assange ainda pode contestar a ratificação da extradição pelo governo.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.