O banco WiZink arrancou com o seu programa de voluntariado “Construir uma Sociedade Digital”, como parte da sua estratégia de ESG, através do qual dará sessões de educação digital a cerca de 300 alunos de várias escolas do país.
O banco digital, com a colaboração de 28 voluntários, formará cerca de 300 estudantes em matéria digital com o objetivo de dotá-los de conhecimentos e ferramentas que os conduzam a uma boa inserção profissional
“Para levar a cabo este projeto, o WiZink uniu-se à Junior Achievement Portugal, uma organização sem fins lucrativos, dedicada a fomentar o empreendedorismo, a educação financeira e as competências de empregabilidade”, lê-se no comunicado.
Este programa lançado pelo WiZink em Espanha no ano passado, conta já com a participação de mais de 800 estudantes, e é agora estendido a Portugal, dirigindo-se a alunos de 11 escolas nacionais, com idades compreendidas entre os 13 e os 14 anos, com a duração de duas sessões.
O objetivo de “Construir uma Sociedade Digital” é trabalhar com os alunos o conceito de Transformação Digital e a sua aplicação nas empresas. “Isto permitir-lhes-á adquirir competências digitais para que possam tirar o máximo proveito de todas as ferramentas que dispõem. A finalidade é dotá-los dos instrumentos necessários que lhes facilitem a sua inserção no mercado de trabalho”, avança o WiZink.
Para Inês Medina, Country Manager do WiZink em Portugal, “como banco digital, sabemos quão importante é a educação digital, onde a formação e a aprendizagem são chaves para podermos desenvolver uma sociedade que é cada dia mais digital”.
“Vamos trabalhar em conjunto na formação dos nossos jovens em temas digitais, para que adquiram conhecimentos e habilidades que os ajudem a encontrar um emprego de qualidade no futuro”, conclui.
Gonçalo Duque, CEO da JAP, diz que “a nova parceria com o banco digital WiZink, que traz o lançamento deste programa, vem consolidar o caminho que a JAP está a fazer na promoção da literacia digital junto dos jovens”.
Na mesma nota Gonçalo Duque alerta que é preciso “consciencializar para a recente transformação digital e para a importância de se desenvolverem competências neste âmbito” e que isso “é fundamental para nós, enquanto organização que quer preparar os jovens para as profissões de hoje e de amanhã”.