A plataforma está disponível há cerca de um mês e tem como objetivo “inovar e revolucionar o sector dos transportes de mercadorias e mudanças em Portugal”. Através da plataforma os particulares e as empresas (utilizadores) podem conectar-se com uma rede de transportadores (parceiros) a nível internacional e internacional.

A empresa com sede em Vimeiro efetuou um investimento inicial de cerca de 15 mil euros nesta plataforma, disse Fernando Leitão, proprietário da xcarga.pt ao OJE. “Neste momento ainda estamos numa fase de divulgação em que irão ser feitos mais alguns tipos de investimentos”, acrescenta.

A plataforma está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano. E as expectativas são elevadas. “Dentro de um ano esperamos ter entre 10 mil a 15 mil utilizadores (clientes que colocam o serviço online para ser licitado) e entre 500 a 600 transportadoras inscritas”, acrescenta Fernando Leitão.

A xcarga.pt está direcionada para o mercado de transportes e mudanças e facilita as pesquisas na aquisição destes serviços, fomentando “novos negócios com um novo tipo de abordagem.

A plataforma permite a criação de anúncios, especificando a carga, o tipo de mudança, a origem e o destino. O negócio poderá ser submetido como leilão ou ajuste direto.

As transportadoras registadas na plataforma irão receber notificações sobre todos os anúncios submetidos, logo ficarão aptas a fazer as suas ofertas aos melhores preços.

Tanto para utilizadores como parceiros, a plataforma potencia “potencia o contacto direto entre transportadores e clientes à distância de um clique, um serviço rápido e eficaz, a partilha de experiências através dos reviews”, entre outras vantagens.

Para os utilizadores a plataforma é totalmente gratuita. “Na qualidade de transportador (parceiro) o custo é de 600 euros/ano ou 50 euros mensal”, conclui o responsável de comunicação, acrescentando que “até 30 de junho de 2016 está em curso uma campanha inicial com a oferta de duas mensalidades”.

Por Mafalda Simões Monteiro/OJE