[weglot_switcher]

Xi Jinping participa em cimeira na Rússia (Kim Jong-un ainda não confirmou)

O presidente chinês vai marcar presença pela primeira no Fórum Económico Oriental que a Rússia organiza anualmente desde 2015, na cidade de Vladivostok, extremo leste do país, confirmou o ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.
7 Setembro 2018, 08h13

O presidente chinês, Xi Jinping, visita a Rússia, na próxima semana, para uma cimeira internacional em que o líder norte-coreano Kim Jong-un foi convidado, mas não confirmou ainda a sua participação.

Xi vai marcar presença pela primeira no Fórum Económico Oriental que a Rússia organiza anualmente desde 2015, na cidade de Vladivostok, extremo leste do país, confirmou hoje o ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.

O presidente russo, Vladimir Putin, também convidou o Japão e as duas coreias para participarem na cimeira, que decorre entre 11 e 13 de setembro.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, já confirmou a sua participação, enquanto Kim Jong-un, que nunca esteve na Rússia desde que assumiu o cargo no final de 2011, ainda não.

Caso se confirme a presença do líder norte-coreano em Vladivostok, será a sua primeira participação numa cimeira multilateral.

Pequim e Moscovo são os principais aliados diplomáticos de Pyongyang e, apesar de terem alinhado nas sanções impostas pela ONU contra o país, têm evitado medidas extremas suscetíveis de causar o colapso do regime.

A visita de Xi a Vladivostok ocorre num período de renovada proximidade entre China e Rússia, ilustrada em exercícios militares conjuntos e coordenação em questões de política internacional, como a Síria e a Coreia do Norte.

A crescente cooperação entre os dois países surge também como resposta à estratégia de segurança nacional norte-americana, que classifica ambos como os principais rivais dos EUA.

Xi e Putin já reuniram por 26 vezes, cinco das quais no ano passado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.