A X-Trade Brokers (XTB) divulgou esta quinta-feira os seus resultados financeiros preliminares, tendo obtido um lucro líquido no final do ano de 2022 de cerca 163,3 milhões de euros.
O ano que acabou revelou resultados recorde para a corretora, que registou um aumento de 214,4% do lucro líquido face a 2021. As receitas operacionais durante o ano passado chegaram ao valor de 308,1 milhões de euros, um aumento de 171,4 milhões de euros.
A empresa também registou um crescimento no número de novos clientes: no quarto trimestre foi superior a 51 mil que juntamente com os resultados dos trimestres anteriores, somaram ao ano passado um aumento de 196,9 mil novos clientes. A média de novos clientes por trimestre foi de 40 mil. Um indicador importante que influencia o resultado é o número de clientes ativos, que no quarto trimestre ultrapassou os 161 mil, em 2021 o número era apenas de 127 mil. Já no final do ano de 2022 podiam-se contar 153 mil clientes ativos.
O aumento de clientes no ativo ajudou ao crescimento do volume de negociação de instrumentos de Contracts For Difference (CFD), instrumento financeiro que negocia a diferença de valores de um determinado investimento, expresso em lotes, que no quarto trimestre alcançou 1,720 milhões de lotes, um aumento de 60,3% face a 2021. Também a rentabilidade do lote aumentou em 48,9%. O valor dos depósitos líquidos obteve o valor de 729,9 milhões de euros em 2022, um crescimento de 93,1 milhões de euros em relação a 2021.
Apenas o valor dos custos operacionais aumentou no ano passado, atingindo o valor de 119,7 milhões de euros, enquanto que no ano de 2021 o valor se fixou nos 76,2 milhões de euros. Este aumento é justificado pelos custos dos salários e benefícios atribuídos aos colaboradores e pelos gastos associados ao marketing resultantes das atividades promocionais.
Omar Arnaout, CEO da XTB, mostra-se satisfeito com estes resultados, afirmando em comunicado que este ano devido à volatilidade dos mercados e a alta inflação fizeram com que as pessoas ganhassem vontade de gerir o dinheiro de forma diferente.
Como resultado, obteve-se um “interesse crescente em investir nos mercados financeiros foi percetível, tanto de uma forma mais ativa como passiva. Anos de construção de uma marca internacional, aumentando a base de clientes, desenvolvendo a oferta de produtos e concentrando-se na educação financeira, traduziram-se nos nossos resultados financeiros”, salienta o CEO.