[weglot_switcher]

Yupido: PJ “está a analisar” empresa portuguesa de 29 mil milhões de euros

Tem um capital superior ao da EDP e não revela como chegou a uma avaliação de 29 mil milhões de euros (cerca de 15% do PIB português). Agora, a Polícia Judiciária está a analisar a situação.
7 Setembro 2017, 19h08

A notícia é avançada pelo Expresso online e revela que a Polícia Judiciária, de acordo com fonte judicial, está atenta à situação da empresa que tem feito furor nos media e redes sociais, pelo facto de se ter tornado um gigante da economia portuguesa.

A Yupido SA é uma empresa portuguesa que se diz “não tradicional” e que tem como característica ter um capital social que é nove vezes superior ao da maior empresa portuguesa, ultrapassando 28 mil milhões de euros, facto que, depois de conhecido, tornou a empresa um dos tópicos quentes do dia nas redes sociais.

Esta empresa foi constituída em julho de 2015, já com um capital social superior a 243 milhões de euros. O conselho de administração era – e é – constituído por duas pessoas: Torcato Caridade da Silva, presidente, e Cláudia Alves, vice-presidente.

O objeto social da empresa, amplo, indica, em primeiro lugar, que a sociedade se dedica à “prestação de serviços de consultoria para os negócios e gestão”, mas também tecnológica, de design ou de marketing.

Mas não só: inclui atividades como “desenvolvimento de serviços de informação, bem como gestão e tratamento de informação”, “processamento de dados”, ”domiciliação de páginas” ou “domiciliação de aplicações”, “computação em nuvem”, “programação informática”, “venda de software”, “serviços de contabilidade e auditoria”, “consultoria fiscal”, “design”, “relações públicas e comunicação, publicidade”, “serviços administrativos”, “recrutamento e seleção de pessoal, formação profissional”, etc.

A Yupido era, mesmo assim, desconhecida, até hoje, quando se percebeu que tinha um site de apresentação, onde se anuncia que a empresa tem um 28.768.199.972 euros em capital social, subscrito e realizado.

Como termo de comparação, diga-se que a o capital social da EDP é de 3,66 mil milhões de euros; que o capital social da Yupido é 62 vezes maior do que a capitalização bolsista do Banco Comercial Português (BCP) e equivale a 15% do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal;

Durante o dia de hoje, o hashtag #Yupido foi trending topic, ou seja, foi das palavras mais utilizadas no Twitter.

A sociedade anónima tem sede no centro empresarial das Torres de Lisboa e, nos documentos de registo consultados pelo Jornal Económico, assim como no site, os 28 mil milhões de capital social estão bem claros.

O jornal ECO noticiou que o capital social da Yupido foi aumentado para o atual valor através da incorporação de 28,5 mil milhões de euros de ativos intangíveis não especificados. Os ativos intangíveis não têm existência física, como marcas e patentes ou direitos de exploração de concessões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.