[weglot_switcher]

Zealandia: Afinal, há outro continente na Terra

A possibilidade de um novo continente ser reconhecido está cada vez mais próxima e parece não ser novidade. A proposta remonta a 1995.
17 Fevereiro 2017, 12h53

De acordo com Dave Mosher, do portal Business Insider, 11 geólogos apresentaram recentemente um estudo onde afirmam que existe mais um continente, de seu nome Zealandia.

O trabalho foi publicado na revista da Sociedade Americana de Geologia, GSA Today. Segundo os especialistas, esta massa de terra, situada no sudoeste do Pacífico, possui dois terços do tamanho da Austrália e está 94% debaixo de água.

No centro da massa encontra-se a Nova Zelândia, mas a área abrange também a Nova Caledónia, a Ilha Norfolk, a Ilha de Lord Howe e os recifes de Elizabeth e Middleton. O trabalho  indica que o território fazia parte do supercontinente do sul, Gondwana, um do qual fazia parte a Antártida, a América do Sul, África, Madagáscar, Seicheles, Índia, Austrália, Nova Guiné, Nova Zelândia, e Nova Caledónia, que entre 65 a 85 milhões de anos atrás, ter-se-á separado e afundado.

Caso este continente seja reconhecido, tornar-se-á no mais pequeno do mundo.

O estudo atual feito pelos geólogos permitiu-lhes concluir que ao longo de milhões de anos, as placas tectónicas da região têm feito o “continente” Zealandia submergir ficando apenas vísivel 5%.

Os geólogos também determinaram que o continente se encontra separado da Austrália e que está dividido em dois segmentos-  o norte e  sul, pela Placa Australiana e a Placa do Pacífico.

O nome Zealandia já havia surgido em 1995, e foi criado por um geofísico da Universidade da Califórnia chamado Bruce Luyendyk.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.