Zelensky alerta europeus para se prepararem para inverno difícil

“A Rússia está a preparar um golpe decisivo em matéria energética que afetará todos os europeus este inverno”, disse no seu discurso de vídeo à nação no sábado à noite.

Volodymyr Zelensky/Twitter

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse aos europeus que esperem um inverno difícil, na sequência dos cortes de fornecimento de gás e petróleo russo ao continente, avança a “Reuters”.

“A Rússia está a preparar um golpe decisivo em matéria energética que afetará todos os europeus este inverno”, disse no seu discurso de vídeo à nação no sábado à noite.

Moscovo citou sanções ocidentais impostas por sua invasão da Ucrânia e questões técnicas para as interrupções de energia, mas os líderes ocidentais estão a acusar o Kremlin de usar o gás como arma política.

Alguns analistas dizem que a escassez e um aumento no custo de vida à medida que o inverno se aproxima corre o risco de enfraquecer o apoio ocidental a Kyiv, à medida que os governos tentam lidar com populações descontentes.

Na semana passada, Moscovo disse que manteria o oleoduto Nord Stream 1 fechado e os países do G7 anunciaram um teto de preço para as exportações de petróleo da Rússia, mesmo depois de alertados para as consequências do ato: o fim da sua venda para qualquer país que implementasse limites.

Relacionadas

Olaf Scholz: Alemanha “será capaz de lidar com este inverno”

Olaf Scholz falava na conferência de imprensa em que apresentou um novo (o terceiro) pacote de ajuda às famílias e empresas perante o aumento do custo de vida e da energia, aumentando para 65 mil milhões de euros o valor global das medidas de apoio na Alemanha.
Recomendadas

Investimentos em eólicas e solar foram 15 vezes superiores ao nuclear – relatório

Cerca de 350 mil milhões de dólares foram investidos em todo o mundo em projetos de energia solar ou eólica, contra os 24 mil milhões dedicados a projetos de energia nuclear, indica o World Nuclear Industry Status Report.

Leiria lança concurso público para criar sistema de bicicletas partilhadas

A Câmara de Leiria aprovou hoje o lançamento do concurso público internacional para a criação do sistema público de bicicletas partilhadas da cidade, num investimento de 740 mil euros acrescidos de IVA.

União Europeia chega a acordo para cobrar impostos sobre os lucros extraordinários das energéticas

O acordo que ficou estabelecido entre os ministros dita que os 27 Estados-membros imponham impostos às energéticas que, até ao momento, beneficiaram do aumento dos custos da energia, informou a UE em comunicado.
Comentários