Zelensky desloca-se hoje ao Reino Unido e vai encontrar-se com Sunak

Depois do Reino Unido, espera-se que Volodymyr Zelensky se desloque até Bruxelas amanhã, onde se irá voltar a encontrar com Charles Michel e Ursula von der Leyen. Ainda assim, a visita de quinta-feira ainda é uma incógnita, uma vez que a viagem deveria ter sido mantida em segredo.

O presidente ucraniano anunciou uma visita ao Reino Unido para o dia de hoje, sendo esta a segunda deslocação oficial desde o início da guerra. Volodymyr Zelensky vai ser recebido pelo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e também vai dirigir algumas palavras ao Parlamento em Londres.

Esta é a primeira visita oficial de Zelensky desde o início da guerra, uma vez que se tem mantido no país e falado a várias nações através das plataformas sociais. Estima-se que a reunião entre Zelensky e Sunak aborde o treino de militares ou o envio de militares e armamento para a Ucrânia, de forma a fazer frente à Rússia.

Para Sunak, a visita de Zelensky ao país “é uma prova de coragem, determinação e luta do seu país”. “E é uma prova da amizade inquebrável entre os nossos dois países. Desde 2014 que o Reino Unido fornece treino vital às forças ucranianas, permitindo-lhes defender o seu país, proteger a soberania e lutar pelo território”.

Assim, é estimado que os dois líderes vão visitar os militares ucranianos que se encontram a treinar no Reino Unido, bem como os militares britânicos para discutir detalhes do programa de treino. Perspetiva-se que o treino dos ucranianos se estenda à Força Aérea e à Marinha.

De relembrar que Londres prometeu emprestar tanques Challenger 2 e vários militares ucranianos deslocaram-se até ao Reino Unido para ter alguma formação para aprender a manusear o armamento.

A visita de Zelensky acontece numa altura em que Downing Street se prepara para anunciar novas sanções à Rússia, devido aos bombardeamentos ao território ucraniano. As sanções devem incluir aqueles que estão a ajudar Putin na invasão e a “beneficiar da máquina de guerra do Kremlin”.

Recomendadas

Ucrânia: Derrota em Bakhmut pode levar a “compromissos inaceitáveis”

Há sete meses que a ofensiva russa se concentra em Bakhmut e o chefe de Estado ucraniano admitiu na terça-feira que a queda da cidade no leste da Ucrânia seria uma pesada derrota política.

Ucrânia: Quase 20 mil crianças ucranianas deportadas ilegalmente pela Rússia

A Rússia garantiu que 56 crianças ucranianas, internadas em centros para menores na Crimeia e em Krasnodar, estão preparadas para regressar para junto das famílias.

Ucrânia: Três tanques Leopard 2 doados por Portugal já estão com as forças ucranianas

Numa nota divulgada na rede social Twitter, o Ministério da Defesa português realçou que estes carros de combate foram entregues “conforme definido” com os parceiros.
Comentários