[weglot_switcher]

Zimbabué: Aniversário de Mugabe já é feriado nacional

O Presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, declarou hoje feriado nacional o dia 21 de fevereiro, aniversário de Robert Mugabe, que resignou à Presidência ao fim de 37 anos no poder, após uma ação militar e protestos populares.
27 Novembro 2017, 15h51

A decisão foi publicada numa nota governamental na sexta-feira, data em que Emmerson Mnangagwa, demitido por Mugabe do cargo de vice-presidente em 06 de novembro, tomou posse como Presidente provisório do Zimbabué, três dias depois de Mugabe resignar.

Reconhecendo os erros do passado durante o Governo presidencialista de Mugabe, Mnangagwa, que chegou a ser muito próximo do ditador, descreveu o ex-líder como mentor.

Os funcionários do partido no poder – União Nacional Africana do Zimbabué — Frente Patriótica (ZANU-PF) – continuaram também a louvar o papel anterior de Robert Mugabe, de 93 anos, na evolução do país.

A ideia de determinar o dia de aniversário de Mugabe como feriado nacional começou a ser discutida durante a governação de Mugabe.

Hoje, as forças de segurança do Zimbabué, que reportaram casos de saque e ocupação ilegal de fazendas e casas após a demissão de Mugabe, garantiram que a situação no país “voltou à normalidade”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.