[weglot_switcher]

Zimbabué espera regresso do próximo presidente (cartoonistas aproveitam para satirizar Mugabe)

O antigo vice-presidente Emmerson Mnangagwa regressa esta quarta-feira ao país. Os populares já começaram a chegar ao local.
22 Novembro 2017, 12h52

Festa, Robert Mugabe a cair de uma falésia empurrado pelo país ou um prego difícil de ser arrancado (e que está a sair). É assim que vários humoristas um pouco por todo o continente africano estão a ver a saída do presidente que deixou o poder do Zimbabué, na semana passado, ao fim de 37 anos como líder.

Os cartunistas em torno de África têm marcado o fim dos 37 anos de poder de Robert Mugabe no poder no Zimbábue. Por exemplo, a sul-africana EyeWitness News, o queniano Victor Ndula, do The Star Kenya, e o canal do Gana TV3 publicaram na rede social Twitter as suas ilustrações sobre a situação política que se vive no Zimbabué, no dia em que o sucessor Emmerson Mnangagwa regressa ao país.

O ex-vice-presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, destituído há duas semanas, deverá regressar esta quarta-feira às 16 horas (hora portuguesa) ao país africano e será empossado daqui a dois dias. A informação sobre o dia de chegada foi inicialmente transmitida esta manhã pelo seu assistente pessoal. “O camarada Mnangagwa volta hoje”, disse Larry Mavhima em declarações à Agence France-Presse.

Assim que chegar à base militar de Manyame, na capital, Harare, vai dirigir-se de seguida para o quartel-general do partido para um balanço dos acontecimentos, e mais tarde ao gabinete da presidência para outro ponto de situação, detalhou o mesmo responsável, preparando-se para a tomada de posse na sexta-feira. Os populares já começaram a chegar ao local para esperar o futuro governante.

Segundo Jacob Mudenda, o partido no poder desde 1980, a União Nacional Africana do Zimbabué – Frente Patriótica, já notificou o Parlamento da decisão sobre Mnangagwa, cujo regresso ao Zimbabué é aguardado hoje, depois de se ter refugiado na África do Sul após ter sido exonerado por Mugabe.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.