[weglot_switcher]

Zimbabué: Robert Mugabe afastado da liderança do país

O Comité Central do partido no poder decidiu nomear como novo líder o antigo vice-presidente do Zimbabué Emmerson Mnangagwa.
19 Novembro 2017, 12h27

O partido no poder no Zimbabué destituiu este domingo o Robert Mugabe como líder da União Nacional Africana do Zimbabué – Frente Patriótica (ZANU-PF). O Comité Central da ZANU-PF decidiu nomear como novo líder o antigo vice-Presidente do Zimbabué Emmerson Mnangagwa.

A decisão foi tomada numa reunião extraordinária da ZANU-PF, dada a crise política desencadeada após a exoneração do vice-presidente Emmerson Mnangagwa, que agora passa a ocupar a liderança do país. O número dois do Governo de Zimbabué terá sido surpreendido com a demissão, na sequência de uma campanha da primeira-dama, Grace Mugabe.

Na madrugada de quarta-feira, o Exército assumiu o controlo do Zimbabué, gritando votos de apoio a Emmerson Mnangagwa. Dois dias depois, este ramo de defesa divulgou um comunicado onde frisava estar a “apoiar plenamente” as manifestações anti-Mugabe marcadas para sábado, com a condição de permanecerem pacíficas.

Milhares de zimbabueanos encheram as ruas da capital, Harare, para exigir a renúncia do presidente Robert Mugabe, de 93 anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.