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Zomato cria departamento de análise de dados e vai recrutar

“Já elaborámos relatórios para mais de uma dezena de marcas, alguns que se mantêm em modelo de recorrência mensal, outras como análises pontuais de mercado. Entre as várias marcas com as quais já trabalhámos podemos para já mencionar Coca-Cola ou Recheio”, avançou a empresa ao Jornal Económico.
31 Maio 2023, 18h50

A Zomato Portugal lançou esta quarta-feira um novo departamento de recolha e análise de dados, designado “Data Lab”, para auxiliar as empresas e marcas de restauração, o que trabalhem com o sector, a perceber quais são as maiores tendências do mercado.

A aplicação de pesquisa de restaurantes avançou ao Jornal Económico (JE) que, neste momento estão cinco pessoas da empresa alocadas a esta estrutura. No entanto, apesar da aposta inicial no talento interno, “brevemente” haverá uma expansão e “mais novidades” a partir do próximo mês de setembro.

Desde o início do ano que esta tecnológica tem produzido relatórios de presença de marca na restauração e de tendências na indústria para reconhecidas marcas de bebidas e bens de consumo que pretendem fazer análise dos insights recolhidos através destes estudos para tentar dar resposta aos desafios. Agora, a ideia é profissionalizar esta área através de uma unidade dedicada exclusivamente a este trabalho.

“Já elaborámos relatórios para mais de uma dezena de marcas, alguns que se mantêm em modelo de recorrência mensal, outras como análises pontuais de mercado. Entre as várias marcas com as quais já trabalhámos podemos para já mencionar Coca-Cola ou Recheio”, revelou fonte oficial da Zomato Portugal ao JE.

Por exemplo, os profissionais da app retiram informação daquilo que os consumidores procuram, estudam os dados de consumo dos produtos ou fazem até a exportação da sua base de dados para empresas que estejam a avaliar lançamentos de produtos e/ou serviços.

Segundo o diretor geral da Zomato Portugal, “os dados permitem facilitar processos e tomadas de decisão, ajudando as empresas a obter vantagem num mercado cada vez mais competitivo e, além disso, a identificar oportunidades de mercado e tendências emergentes”. “Desta forma, as entidades e empresas podem ajustar as suas estratégias de marketing e vendas, tornando-se mais competitivas e relevantes por tomarem decisões informadas e orientadas por dados concretos, em vez de decisões baseadas em intuição ou palpites”, crê Nuno Fernandes.

“Queremos, cada vez mais, ser vistos como uma empresa de dados, por isso, é um orgulho assumir um departamento que surge para agregar ainda mais valor ao vasto leque de produtos e serviços que já oferecemos aos restaurantes e marcas parceiras e que vem reforçar o nosso posicionamento no que diz respeito à tecnologia e inovação do sector”, comentou Fabiana Lopes, responsável pelo novo departamento da Zomato Portugal, em comunicado de imprensa.

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