[weglot_switcher]

Zona euro: 331 mil notas falsas apanhadas no primeiro semestre

O BCE destaca, no entanto, que a quantidade de contrafações permanece muito reduzida, em comparação com o número de notas de euro genuínas em circulação, que continua a aumentar.
21 Julho 2017, 11h03

Foram retiradas de circulação 331 mil notas de euro contrafeitas, no primeiro semestre do ano. Segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco Central Europeu (BCE), o número de notas falsificadas diminuiu em comparação com os primeiros seis meses de 2016.

A grande maioria (85%) das notas contrafeitas retiradas de circularam eram de 20 e 50 euros, numa altura em estão em circulação mais de 20 mil milhões de notas de euro, com um valor total superior a 1.1 biliões de euros. Foi em países da zona euro que quase todas as falsificações foram encontradas (96,7%), mas 3,3% foram detetadas fora do bloco.

“A probabilidade de se receber uma nota contrafeita é diminuta”, refere o comunicado do BCE. “A quantidade de contrafações permanece muito reduzida, em comparação com o número de notas de euro genuínas em circulação, que tem aumentado continuamente, a taxas superiores ao crescimento do produto interno bruto (PIB), desde a introdução das notas de euro”.

Apesar disso, a instituição monetária aconselha os cidadãos a estarem atentos e a verificarem as notas que recebem. “As notas verdadeiras podem ser identificadas através do método ‘tocar, observar e inclinar'”, acrescenta. “Se receber uma nota suspeita, deve compará-la com outra que saiba ser verdadeira. Caso as suas suspeitas se confirmem, contacte as autoridades policiais ou, dependendo da prática nacional, o banco central nacional ou o seu próprio banco”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.