[weglot_switcher]

Zona euro: conta corrente com excedente de 24,1 mil milhões de euros

Superavit nos bens, rendimento primário e serviços compensou o défice do rendimento secundário.
22 Março 2017, 13h48

O excedente da conta corrente da zona euro aumentou para 24,1 mil milhões de euros, em janeiro de 2017, refletindo o superavit nos bens, rendimento primário e serviços. Por outro lado, o rendimento secundário registou um défice e penalizou o balanço, segundo dados do Banco Central Europeu (BCE) divulgados esta quarta-feira.

No acumulado dos 12 meses que terminaram em janeiro de 2017, a conta corrente dos países da moeda única registou um excedente de 357,9 mil milhões de euros, ou seja, 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB) dos países do conjunto da zona euro.

Na comparação homóloga, isto significa um aumento de 0,2 pontos percentuais face ao excedente de 321,6 mil milhões registados nos 12 meses que antecederam janeiro de 2016.

Já a balança financeira, que combina investimento direto e de portfolio, registou 153 mil milhões de euros em aquisições líquidas de ativos e 120 mil milhões de euros em aumento líquido de passivos.

“Os residentes da zona euro registaram aquisições líquidas de 109 mil milhões de euros em ativos de investimento direto, resultado de aquisições líquidas de fundos próprios (103 mil milhões de euros) e de instrumentos de dívida (6 mil milhões de euros)”, explica o relatório do BCE.

No que diz respeito a residentes de fora dos países da moeda única, os passivos de investimento direto aumentaram em 92 mil milhões de euros como consequência dos 90 mil milhões de euros em aquisições líquidas de fundos próprios na zona euro e dos três mil milhões de euros em instrumentos de dívida.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.