[weglot_switcher]

Zona euro entra em recessão técnica com novo recuo de 0,1%

O consumo pesou neste resultado, tanto do lado das famílias, como dos governos, deixando a ligeira melhoria do lado do investimento insuficiente para impulsionar o crescimento, cenário que se deve prolongar este ano. Portugal registou a terceira melhor performance europeia.
9 Junho 2023, 19h30

Está confirmada a recessão técnica na zona euro, um cenário altamente provável depois da maior economia do bloco, a alemã, ter anunciado estar em situação semelhante. O PIB da moeda única recuou 0,1% em cadeia no primeiro trimestre do ano, tal como havia sucedido no final de 2022, à custa de uma queda no consumo, e os próximos trimestres não devem trazer uma inversão clara desta performance.

Os dados do Eurostat surpreenderam pela negativa, sobretudo depois da estimativa inicial que apontava para um crescimento, ainda que anémico, de 0,1% no arranque de 2023. Com as revisões em baixa na Alemanha e Irlanda, a leitura final do PIB do bloco europeu sofreu, entrando em terreno negativo apesar das boas prestações no sul do continente.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.