Zona euro. Exportações da zona euro aumentaram 19,2% e importações 44,7% nos primeiros três trimestres

O comércio interno da zona euro chegou aos 2.021,2 mil milhões, um aumento de 27,1% face aos primeiros três trimestres do último ano, de acordo com as estimativas do Eurostat.

Nos primeiros nove meses do ano, as exportações de bens da zona euro para o resto do mundo ascenderam aos 2.120,3 mil milhões de euros (um aumento de 19,2% face ao período homólogo). Por outro lado, as importações chegaram aos 2.386,9 mil milhões de euros (um aumento de 44,7% comparativamente com os primeiros nove meses do ano passado). Estes números significam um déficit da balança comercial da zona euro na ordem dos 266,6 mil milhões de euros neste período (excedente de 129,2 mil milhões no período homólogo de 2021).

De acordo com as estimativas do Eurostat, o comércio interno da zona euro chegou aos 2.021,2 mil milhões, um aumento de 27,1% face aos primeiros três trimestres do último ano.

Em setembro, as exportações da zona euro somaram 259,6 mil milhões de euros, uma subida de 23,6% face ao mês homólogo (210,1 mil milhões). As importações ascenderam aos 294,0 mil milhões, o que representa um crescimento de 44,5% face a setembro de 2021 (quando se fixavam em 203,4 mil milhões de euros). Deste modo, a zona euro registou um recorde no déficit no comércio de bens com o resto do mundo na ordem dos 34,4 mil milhões de euros em setembro (excedente de 6,7 mil milhões no mesmo mês do ano passado). O comércio interno da zona euro foi avaliado em 247,6 mil milhões, um aumento de 27,3% face ao mês homólogo.

Em Portugal, registaram-se exportações na ordem dos 58,6 mil milhões de euros nos primeiros três trimestres, um aumento de 26% face ao período homólogo. As importações ascenderam aos 81,2 mil milhões, com uma subida de 37% no mesmo período. Deste modo, o país apresentou um déficit da balança comercial de 22,5 mil milhões de euros.

(Artigo atualizado às 11h54 com alteração do título)

Recomendadas

EUA incluem Irão, grupo Wagner e talibãs na lista negra de liberdade religiosa

O Governo dos Estados Unidos anunciou hoje a sua ‘lista negra’ de países e organizações que atentam contra a liberdade religiosa, nela incluindo Cuba, China, Irão, Rússia, o grupo Wagner e os talibãs, entre outros.

Crise/Energia: Desconto no ISP reduz-se em dezembro com queda dos preços dos combustíveis

O Ministério das Finanças anunciou hoje que em dezembro há uma redução do desconto do ISP em 3,9 cêntimos por litro de gasóleo e em 2,4 cêntimos por litro de gasolina, tendo em conta a queda dos preços.

PremiumEmpresários pedem “velocidade” nos dossiers da economia e turismo

Confederações de empresários da indústria e de turismo agradecem aos secretários de Estado demissionários e esperam que os novos continuem o trabalho já realizado, concretizando planos anunciados.
Comentários