PremiumZona euro mostra cada vez mais sinais de estar já em recessão

PMI e indicadores de confiança pintam cenário negro na moeda única, com a Alemanha à cabeça. Último trimestre deve iniciar ciclo de crescimento negativo que continuará em 2023.

Os sinais são muitos e com origens cada vez mais diversas: a recessão está mesmo a chegar à zona euro. Assim o dizem analistas, académicos e empresários e os indicadores apontam nessa direção, com a inflação a pesar cada vez mais no consumo do maior mercado do mundo e a crise energética a pesar nas perspectivas de produção.

A subida dos juros não vai ajudar e nem o crescimento anémico do terceiro trimestre melhora o cenário.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Afinal, pensões mais baixas vão subir 4,83% em janeiro

Pensões até 961 euros vão ter aumento de 4,83%, pensões entre 961 euros e 2.883 euros vão subir 4,49% e pensões acima de 2.883 euros vão crescer 3,89%. Correção das atualização vai custar 110 milhões de euros, aos quais se somam os 1.155 milhões de euros já previstos.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Mais de 1,1 mil milhões do PT 2020 mobilizados para a inclusão social e combate à pobreza no Norte do país

A Estratégia Europa 2020 assumida por Portugal visava atingir uma taxa de emprego de 75% e a redução de, pelo menos, 200 mil pessoas em situação de risco de pobreza ou exclusão social, metas que foram alcançadas.
Comentários